O Chevrolet Onix foi reprovado nos testes de segurança promovidos pelo Latin NCap. De acordo com o relatório, que foi divulgado nesta quinta-feira, dia 11, a nota final do carro mais vendido no Brasil ao final do tradicional teste de colisão foi de zero estrelas.

O relatório final aponta uma série de problemas relacionados ao desempenho de segurança do veículo, mas as principais delas estão diretamente relacionadas ao desempenho do carro no que diz respeito ao teste de colisão lateral. Esse é um item que não é considerado obrigatório para homologação dos carros que podem ser vendidos no mercado brasileiro.

Crash Test do Chevrolet Onix

A Latin NCap observou que o carro acaba não oferecendo a proteção necessária para os ocupantes adultos que estão sentados nos bancos dianteiros do veículo no caso de uma colisão que possa acontecer por qualquer uma das laterais do Onix. Dentre os riscos que foram sinalizados pela entidade está o de impacto no peito dos ocupantes, que pode ser fatal.

Um dos principais motivos do péssimo desempenho do Onix apontado pela entidade, é a falta de dispositivos de segurança em sua estrutura que consigam absorver a energia para o impacto lateral. Eles existem apenas nas barras das portas, mas que acabam não impedindo danos físicos mais graves.

Chevrolet Onix zera teste de segurança do Latin NCap

Os resultados completos do teste podem ser conferidos no site da Latin NCap.

A nota caiu bastante quando comparado com o modelo anterior, que foi feito no ano de 2014. Na ocasião, o carro ganhou 3 de 5 estrelas possíveis. Mas, na época, os testes da Latin NCap também não levavam em consideração as colisões laterais, apenas se a montadora solicitasse.

Vídeo do teste

Repercussão

Assim que os resultados do teste foram divulgados, o presidente da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Henrique Lian, emitiu uma nota para imprensa afirmando que iria solicitar a retirada do Onix do mercado. Lian afirma que a América Latina não deve ser considerada como um “depósito para carros fora dos padrões exigidos” e chegou a dizer que o resultado era uma “ofensa à inteligência do consumidor”.

O que diz a Chevrolet sobre o caso?

A General Motors se defendeu, alegando que “o Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul".

Confira a íntegra da nota enviada à imprensa:

"O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul.

A GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis.

A GM coloca o cliente no centro de tudo e anunciou em 2015 um investimento de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma família de veículos totalmente nova, respondendo à rápida mudança da demanda de clientes na América Latina e em outros mercados globais em crescimento.

A GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar em todos os principais países da América do Sul.

O OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia.

Combinado com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul."

Crash Test do Chevrolet Onix