Foram divulgados novos resultados de testes de segurança feitos com carros, promovidos pela Latin NCap, organização independente que tem como principal objetivo avaliar a segurança dos veículos como um todo. E as estrelas douradas parece que não apareceram como se esperava para um dos carros mais vendidos no Brasil, o Fiat Mobi.

De acordo com as informações que foram divulgadas para a imprensa em relação ao Fiat Mobi, o carro acabou recebendo o resultado de 1 estrela em relação a proteção oferecida para os adultos e 2 estrelas quando o quesito avaliado foi a segurança para as crianças. Lembrando que a avaliação máxima é de 5 estrelas douradas para os quesitos de segurança que são avaliados.

O relatório que foi emitido pela empresa em relação ao carro mostra que o Fiat Mobi conseguiu ir bem relativamente bem quando o assunto foi batida frontal. Mas o grande calcanhar de Aquiles acabou sendo o impacto lateral. Neste teste, a organização de segurança avaliou que houve uma grande penetração na cabine.

Fiat Mobi recebe apenas 1 estrela em teste de colisão

Foi basicamente o mesmo que aconteceu com o Chevrolet Onix, que acabou tendo um desempenho pior do que o compacto da Fiat, recebendo a avaliação de zero estrelas. Outro ponto negativo do teste do Mobi, que também consta no relatório, é a parte traseira do carro, que acabou abrindo, expondo os ocupantes.

Em relação a falta de determinados equipamentos e assessórios, pesou na decisão de dar apenas uma estrela para o Mobi o fato de que o carro não conta com cintos de segurança de 3 pontos em todas as posições dos bancos. O carro também não conta com as ancoragens Isofix como padrão.

Como funcionam os testes da Latin NCap

Fiat Mobi recebe apenas 1 estrela em teste de segurança e colisão

A organização avalia o comportamento dos carros no momento em que eles passam por algum tipo de colisão. Para isso, os veículos são colocados em um equipamento que arremessa o mesmo contra um paredão.

Nas colisões laterais, o carro recebe um impacto de lado por meio de uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850 kg, que se desloca a 50 km/h. Este teste era opcional anteriormente, mas recentemente a organização acabou incluindo o teste da colisão lateral como padrão.