Não é de hoje que, a cada geração, os modelos recebem mais conteúdos, ficam maiores e ganham motores mais potentes. Acontece que, quando uma marca encorpa seu menor modelo, abre espaço para que surja um novo carro no segmento logo abaixo. Nesta história cabem diversos carros de diversas marcas. Inclusive o novo Volvo XC40. O novo SUV da marca sueca chega agora ao Brasil para ocupar exatamente o espaço deixado pelo XC60, que cresceu bastante na sua primeira mudança de geração, ano passado. A ideia é colocar o XC40 para brigar com BMW X1, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA. E os preços não deixam dúvidas para este posicionamento. O novo modelo da Volvo começa em R$ 194.950 da T5 Momentum e vai até os R$ 214.950 da top T5 R-Design – a versão de entrada T4, que vai custar R$ 169.950, só começa a ser vendida em julho. Os rivais trabalham na faixa entre R$ 154 mil e R$ 233 mil.

Volvo XC40

No Brasil, lançar um novo SUV de luxo não chega a ser uma aposta no escuro. Enquanto no mercado de marcas generalistas os utilitários esportivos ocupam 20% do mercado, no mercado premium esta fatia beira os 60%. Por isso, mesmo que os executivos da Volvo Cars do Brasil mostrassem animação com a venda antecipada de mil unidades do XC40 no país, não foi exatamente uma surpresa. Ainda mais levando em conta dos equipamentos que o modelo oferece. A boa relação custo/benefício certamente vai facilitar na meta para 2018, que é de emplacar 2 mil unidades.

Seguindo uma antiga tradição da marca, o XC40 se mostra forte na questão de segurança ativa. Até mesmo na versão básica estarão presentes recursos como airbag frontais, laterais e de cortina, farol full led, alerta e frenagem automática na iminência de uma colisão, alerta de mudança de faixa e de invasão da faixa no sentido oposto com interferência na direção, controles de estabilidade, tração e em declive e aclive.

Volvo XC40

Outros conteúdos interessantes estão presentes em todo o line up. Desde o T4, o painel de instrumentos é em TFT com 12,3 polegadas, há tela central touch de 9 polegadas com som de 80 W, comando de voz e conexão Bluetooth e com Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de apoio ao cliente, Volvo on Call, está incluído durante os dois anos de garantia – ou quatro, se o comprador contratar uma extensão –, banco do motorista elétrico, controle de cruzeiro e sensores de obstáculos traseiro, de chuva e de luminosidade. A versão T4 recebe o mesmo motor 2.0 turbo das versões T5, mas configurado para render 190 cv de potência com 30,6 kgfm de torque. O câmbio também é sempre o automático de oito velocidades.

Na T5 Momentum e R-Design, a potência sobe para 252 cv, com torque de 35,7 kgfm e a tração passa a ser nas quatro rodas on demand. Normalmente, a distribuição da força do motor é 90% na frente e 10% atrás, mas o sistema é capaz de transferir até 50% do torque para a traseira. Na versão T5 Momentum entra também equipamentos como áudio com 250 W, sistema de carregamento de smartphone por indução, ar-condicionado de duas zonas, chave presencial para travas e ignição, ajuste do modo de condução, câmara de ré e retrovisores antiofuscantes.

Volvo XC40

Na R-Design, o som vai a 600 W, o sistema multimídia inclui GPS coordenado com sistema de leitura de placas, o assento com ajuste elétrico para o passageiro, farol autodirecional, farol de neblina em led, comutador automático do farol alto, paddle shifts no volante para trocas de marcha, sensor de obstáculos dianteiro, tampa do porta-malas automática com sensor de movimento e teto panorâmico automático. Foi para esta versão que a Volvo reservou os sistemas de condução semiautônomas, como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com Pilot Assist e stop and go, que monitora e acompanha todo o trânsito no entorno do carro – considerado pela Volvo em termos de condução autônoma, nível 3, onde 5 é completamente autônomo.

Ponto a ponto

Desempenho – Na versão T5, os 252 cv dão conta com facilidade dos quase 1.800 kg do XC40. O turbo faz com que o torque de 35,7 kfgm apareça na totalidaded já aos 1.800 giros e o câmbio de oito marchas tem um escalonamento bem fechado, fazendo que se perca muito pouco vigor nas trocas. Segundo a Volvo, o zero a 100 km/h é feito e, bons 6,4 segundos e a máxima é de 230 km/h. Nota 8.

Estabilidade – A altura avantajada do XC40 interfere bem pouco na estabilidade da carroceria. O conjunto suspensivo segura bem os movimentos da carroceria e o ajuste de amortecimento é bem ao estilo europeu, mais rígido. Isso pode até incomodar um pouco ao rodar em trechos mais esburacados, mas deixa o carro sempre na mão, com o volante com o peso correto. E ainda contas com tração integral, o que melhora bastante o comportamento dinâmico do modelo. Nota 8.

Volvo XC40

Interatividade – O novo SUV da Volvo está bem atualizado neste aspecto. Tanto pelas funções de entretenimento, com conexão com smartphones via cabo ou Bluetooth, quanto pelos recursos de direção semiautônoma, no caso da versão T5 R-Design. Falta, porém, recursos úteis e comuns nos modelos europeus, como sensores de ponto cego e de tráfego cruzado, que ampliariam a segurança. A tela vertical no console central é bem ampla e facilita o acesso aos diversos comandos, com ar-condicionado, áudio e GPS. Nota 9.

Consumo – Este mesmo motor no XC60, avaliado pelo InMetro, mostrou um consumo razoável de 8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Como o XC40 é cerca é média 150 kg mais leve, é de se esperar uma boa melhora. Mas no teste, sem abusos e feita na maior parte em estrada, o computador de bordo acusou média de 8,5 km/h. Nota 7.

Volvo XC40

Conforto – A versão testada, T5 R-Design, traz recursos comuns, mas todos muito eficientes. Ajustes elétricos dos bancos, ar de duas zonas potente, som de alto nível, teto panorâmico e bancos com uma ergonomia perfeita e bastante macios, que compensam parcialmente a rigidez da suspensão. O isolamento acústico reforça a ideia de solidez e luxo do XC40. Nota 8.

Tecnologia – O XC40 traz equipamentos de segurança reservado pelas marcas premium apenas para categorias superiores, como os sistemas de condução semiautônoma como stop and go e controle de velocidade adaptativo. O modelo estreia a plataforma CMA – Compact Modular Arquitecture, arquitetura modular compacta – primeira produzida sob o comando da Gelly, marca chinesa controladora da Volvo. O sistema de entretenimento e conectividade são o que se espera de um carro recém-lançado. Nota 8.

Volvo XC40

Habitabilidade – O interior do XC40 oferece um espaço interno muito bom. Os 4,42 metros de comprimentos e os 2,70 m de entre-eixos são muito bem aproveitados, com muita área para as pernas, mesmo atrás. Apenas o encosto do banco traseiro é excessivamente verticalizado – como acontece em picapes de cabine dupla – e não há ajuste de reclinação. Talvez para garantir o bom espaço de carga, de 460 litros. No mais, a boa altura do modelo, 1,65 metro, oferece bom espaço para a cabeça e o teto panorâmico amplia ainda mais a sensação de espaço. Nota 9.

Acabamento – É neste quesito que a Volvo afirma sua condição de marca de luxo. Segundo a filosofia da empresa, os materiais são genuínos. Em outras palavras: se alguma coisa parece madeira ou couro, são madeira ou couro de verdade – uma alfinetada nas marcas alemãs que costumam usar “couro ecológico”, que é um tipo de plástico. E o padrão de montagem e detalhamento no interior do XC40 é realmente luxuoso, com uma mistura bem dosada de materiais e revestimentos agradáveis ao toque e aos olhos. Nota 9.

Volvo XC40

Design – O XC40 consegue ter um visual com muita personalidade. Ou seja: não se trata de uma miniatura do XC60 ou do XC90. Há alguns pontos de parentesco com os modelos maiores, como os conjuntos óticos – o Martelo de Thor no farol e a lanterna que sobe pela coluna traseira – mas não há como confundi-los. A frente alta e de corte abrupto – a grade é côncava –, a linha de cintura também alta, finalizando em um forte ângulo na base da coluna traseira dão um visual esportivo e muito robusto. Nota 10.

Custo/Benefício – No universo que a Volvo quer frequentar, que é o mercado de luxo, o XC40 leva vantagem sobre rivais como Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA. Oferece acabamento de melhor qualidade, mais recursos eletrônicos e maior potência na mesma faixa de preço. Mas não é um modelo acessível quando confrontado com modelos equivalentes em tamanho e conteúdo de marcas generalistas. Nota 6

Total – O Volvo XC40 obteve 82 de 100 pontos possíveis. 

Primeiras impressões

Itajaí/SC – Em lançamentos, o normal é que sejam disponibilizados os modelos mais completos dos carros. Ou seja: se avalia o máximo que o carro pode oferecer. No caso do XC40, não é pouco. A começar pelo visual. É um SUV que consegue conjugar muito bem a robustez com a elegância. Na versão de topo, T5 R-Design, com exceção da logomarca e da faixa diagonal na grade, não há qualquer cromado no exterior. Todos os brilhos vêm de acabamentos em black piano. Uma vez no interior, a boa impressão continua. O painel em TFT e a tela capacitiva no console central têm alta definição e dão um aspecto tecnológico ao modelo. No mais, acabamentos em couro, alumínio e um carpete feito a partir de garrafas pet – para dar um ar mais ecológico – aparentam boa qualidade e são muito bem combinados.

Volvo XC40

O XC40 T5 se vale da tração integral para evitar a elevação da frente nas arrancadas – comuns em carros de tração dianteira. O velocímetro sobe rapidamente. Segundo a marca, o zero a 100 km/l é cumprido em apenas 6,4 segundos. O câmbio de oito marchas tem um escalonamento fechado, sem buracos, mas por vezes demora a interpretar as intenções do motorista quando a pressão no acelerador se altera, como em uma retomada. De qualquer forma, não há sensação de falta de potência e os 252 cv do motor 2.0 turbo lidam muito bem com os quase 1.800 kg do modelo completo.

Dirigir o novo SUV da Volvo impõe um certo nível de diálogo com o carro quando os sistemas de condução semiautônoma estão acionados. Controle de faixa e mitigação de invasão da faixa contrária exigem que todos os movimentos sejam sinalizados – o que não é muito usual no trânsito brasileiro. Alerta de colisão desestimula motoristas pilotos que gostam e andar “embutidos” no carro da frente – pode, inclusive acionar automaticamente os freios na iminência de uma colisão.

Volvo XC40

O XC40 também traz comodidades que tornam a vida a bordo agradável. Caso do teto solar panorâmico, do áudio de primeira qualidade e do ótimo isolamento acústico – mal se ouve o motor, mesmo em giros mais altos. Tudo isso cria uma atmosfera de requinte. Há também recursos práticos, como tampa do porta-malas elétrico com sensor de movimento, para que possa ser fechado sem o uso das mãos.

Ficha técnica

Volvo XC40 T5 R-Design

MotorGasolina, dianteiro, transversal, 1.969 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando com variação contínua de abertura das válvulas, turbo compessor e intercooler. Acelerador eletrônico e injeção direta de combustível
TransmissãoAutomático de oito marchas à frente e uma a ré. Tração integral. Oferece controle eletrônico de tração
DireçãoElétrica com controle de faixa e esterçamento automático em caso de invasão da faixa contrária
Potência máxima252 cv a 5.500 rpm
Aceleração 0-100 km/h6,4 segundos
Velocidade máxima230 km/h
Torque máximo35,7 kgfm a 1.800 rpm
Diâmetro e curso82 mm X 93 mm
Taxa de compressão10,8:1
SuspensãoDianteira independente do tipo McPherson com barra estabilizadora. Traseira multilink. Oferece controle eletrônico de estabilidade
Pneus245/45 R20
FreiosDiscos ventilados na frente e atrás. ABS com EBD. Assistência de partida em aclives e declives e frenagem automática em caso de emergência
CarroceriaUtilitário esportivo compacto em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,30 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina série
Peso1.762 kg
Capacidade do porta-malas460 litros
Tanque de combustível54 litros
ProduçãoGhent, na Bélgica
Lançamento mundialNovembro de 2017
Lançamento no BrasilAbril de 2018
Preço da versãoR$ 214.950

Volvo XC40

Autor: Eduardo Rocha (Auto Press)
Fotos: Eduardo Rocha/CZN e Divulgação