Marcas automotivas que querem se destacar no cenário global costumam atirar para todos os lados, ou seja, apostar em diversos segmentos e públicos-alvo. A Renault, por exemplo, tem uma divisão esportiva, linha popular, modelos elétricos e uma gama de comerciais leves. No caso dos dois últimos nichos, a francesa já trabalha na união deles, com veículos profissionais que rodam com zero emissão. Um deles, o furgão Master Z. E., foi apresentado no início do ano passado, no Salão do Automóvel de Bruxelas, na Bélgica, e carrega toda a expertise que a fabricante do losango já tem em carros elétricos, sem perder as qualidades que fazem do Master um verdadeiro sucesso e uma referência no segmento de furgões grandes.

Renault Master Z.E.

A variante elétrica do Master tem como principal público-alvo os clientes frotistas que rodam majoritariamente em tráfego urbano, assim como grandes administrações municipais e órgãos públicos. Para isso, o carro une vantagens em relação à carga, autonomia e tempo de recarga adaptadas ao uso destes potenciais clientes profissionais.

Renault Master Z.E.

O modelo é equipado com a bateria “Z. E. 33”, de 33 kWh, e o motor elétrico R75, produzido na fábrica da Renault em Cléon, na França. O conjunto entrega potência de 57 kW e 76 cv e a promessa é de uma autonomia que pode chegar aos 200 km, baseado no NEDC oficial (novo ciclo europeu de direção). E pode ficar com energia completa em menos de uma noite, já que uma recarga de 100% é feita em cerca de seis horas por meio de uma fonte WallBox 7 kW.

Renault Master Z.E.

O Master Z. E. está disponível em três comprimentos e duas alturas, que formam quatro versões distintas para o furgão com volume útil de 8 a 13 m³ e carga útil de 1 a 1,1 tonelada. O espaço de carga é o mesmo da versão equipada com motor a combustão. Isso porque a bateria é instalada na parte de baixo da carroceria. E há um outro detalhe capaz de chamar a atenção do público que deseja um modelo profissional elétrico: a soleira do compartimento de carga é uma das mais baixas do segmento em que atua, em cerca de 55 cm de altura.

Renault Master Z.E.

De acordo com dados divulgados pela própria Renault, a velocidade máxima chega a 100 km/h. Porém, quando o modo econômico de direção é ativado, esse número desce para 80 km/h. E a velocidade máxima pode até ser limitada eletronicamente, caso o cliente necessite. Além disso, as portas com ângulo de abertura de até 270° favorecem as operações de carga e descarga de mercadorias. Já o preço parte de 57.560 euros na Europa, ou seja, algo próximo a R$ 231 mil. As vendas começaram no final do ano passado e, aos poucos, o modelo vai ganhando novos mercados dentro do continente europeu.

Renault Master Z.E.

Primeiras impressões

Roma/Itália – No universo de automóveis comerciais leves elétricos, o Renault Master Z. E. leva uma clara vantagem por se beneficiar da experiência que a aliança Renault-Nissan já tem no mercado europeu. A bateria utilizada é de nova geração e seu motor é mesmo eficiente. A autonomia real beira os 120 km em sua utilização mais típica de transporte, mas a recarga completa em cerca de 6 horas auxilia os frotistas na logística de entregas.

Renault Master Z.E.

Um outro ponto que se destaca – principalmente na comparação com modelos profissionais a combustão – é o fato de que, graças à emissão zero de poluentes e à ausência de barulho do motor elétrico, o Master Z. E. é um furgão de grande porte que tem acesso livre para circular mesmo nas áreas de tráfego restrito de qualquer cidade. Sob o capô, está o mesmo motor que já equipa os Zoe e Kangoo da fabricante francesa. Além de proporcionar uma velocidade máxima interessante para o trânsito nas cidades, de 100 km/h, é possível definir o modo Eco para economizar energia. E mesmo nessa condição, ainda chega a satisfatórios 80 km/h. Quanto às versões, o fato de ter diferentes tamanhos de comprimento e altura amplia a capacidade do Master Z. E. de satisfazer a maioria dos interesses dos clientes que optam por este tipo de veículo.

Renault Master Z.E.

Autor: Alessio Macaluso (Infomotori.com) e Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação