Hoje, a Porsche tem SUVs, sedãs e até stations no line up, a imagem da marca mantém-se intimamente ligada à história que escreveu nas corridas. Da “Carrera Panamericana”, competição de prestígio criada em 1950 para comemorar a inauguração da Rodovia Pan-Americana, por exemplo, veio o “sobrenome” Carrera para o 356 e, posteriormente, o 911. Seguindo essa tradição esportiva, a Porsche cria as versões de rua de seus veículos de pista chamadas de GT3, fazendo referência à categoria Gran Turismo da FIA. O regulamento da FIA para as categorias GT obriga que os veículos cumpram as condições de circulação legalizada nas estradas ao redor do mundo. Mas, embora os automóveis destes campeonatos possam – em teoria – circular livremente nas ruas, ninguém em sã consciência faz isso. Na verdade, quase ninguém, por que a Porsche sim. E apresentou no ano passado, no Salão de Genebra, o 911 GT3, depois de uma longa espera de um ano.

Porsche 911 GT3

A grande estrela da configuração é o novo motor, boxer 4.0 litros aspirado de seis cilindros, semelhante aos utilizados pelos carros de corrida que disputam a GT3 Cup e as 24 Horas de Le Mans. Ele entrega 500 cv de potência em 8.250 rpm e a força de torque é de 47 kgfm em 6 mil giros. A transmissão é automatizada com dupla embreagem e sete velocidades e, nessa atualização, o modelo agradou também aos clientes mais puristas com a opção de um câmbio manual com seis marchas.

Porsche 911 GT3

Com a transmissão automatizada, o zero a 100 km/h se cumpre em apenas 3,4 segundos e a velocidade máxima chega a 320 km/h. Quando equipado com câmbio manual, muda a aceleração do modelo. O zero a 100 km/h passa a ser cumprido em 3,9 segundos, ou seja, meio segundo mais lento. Há um sistema autodirecional que faz as rodas traseiras acompanharem o movimento das rodas dianteiras, garantindo um comportamento mais eficaz quando se quer levar o cupê superesportivo ao limite.

Porsche 911 GT3

A suspensão no eixo dianteiro é McPherson e no eixo traseiro, multilink. O sistema de freio é composto por discos de carbono-cerâmica flutuantes de 360 mm em todas as quatro rodas e as rodas de 20 polegadas são calçadas por pneus 245/35 R20 na frente e 305/30 R20 atrás. As dimensões são 4,56 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,27 m de altura e, finalmente, a distância entre eixos é de 2,45 m. O peso fica em 1.413 kg.

Porsche 911 GT3

O GT3 tem um visual diferente do 911. A aparência exterior é mais agressiva, mas o olhar rude não é uma premissa estética da Porsche. Como o interesse dos desenvolvedores foi garantir um melhor desempenho, o GT3 tem entradas de ar maiores que, além de serem puramente funcionais, dão um aspecto mais “nervoso” e intimidador. A traseira é coroada por um enorme spoiler que promove bastante downforce no eixo traseiro em altas velocidades.

Primeiras impressões

Cavalaria domada

Cidade do México/México – Basta entrar no Porsche 911 GT3 para se sentir no desconcertante universo dos superesportivos de pista. A fibra de carbono é um material comum em todo o GT3 e os bancos são um capítulo à parte. Não oferecem nenhum tipo de reclinação ou ajuste, a única coisa que pode ser feita é regular a distância em relação aos pedais e volante. Mas são cobertos com alcântara e couro com inscrições GT3 e preparados para receberem cintos de segurança de competição.

Porsche 911 GT3

A atmosfera interior é consistente e, mesmo que o luxo e o requinte não sejam a intenção primordial, eles são vistos em cada item que possa ser necessário ao motorista ou passageiro. Desde os ajustes do controle eletrônico de estabilidade ao seletor de som do sistema de escape, passando por porta-copos muito bem escondidos. Mas é na aerodinâmica que o 911 GT3 se impõe.

Porsche 911 GT3

Quem encara como opção de automóvel um modelo da linha GT3 é definitivamente um entusiasta da condução esportiva. E precisa ter uma ideia clara do que o próprio veículo é capaz de fazer com, no caso do Porsche 911, seus 500 cv gerados pelo motor 4.0 litros posicionado sobre o eixo traseiro. Basta se posicionar no banco do condutor para se sentir um verdadeiro piloto. E o assento, apesar da falta de ajustes, tem um encosto reto e confortável.

Porsche 911 GT3

Todos os controles estão muito próximos dos dedos, há aletas atrás do volante para trocas manuais e a alavanca do câmbio de dupla embreagem, PDK, é bem discreta. A direção é extremamente precisa e comunicativa e o rodar em baixa velocidade é bastante dócil, sem sustos ou vibrações na transmissão. É possível até encarar um engarrafamento sem sinais de fadiga ou superaquecimento, embora não seja comum encontrar um GT3 em trânsito intenso. 

Porsche 911 GT3

É na estrada ou em um circuito que o 911 GT3 de fato mostra para o que foi projetado. Cada um dos instrumentos informa de maneira eficaz o condutor, que pode optar pelo modo de direção para pistas. A partir de um aplicativo, é possível analisar os dados de desempenho, com o comportamento dinâmico relatado a partir de gráficos. O GT3, sem dúvida, é um carro do qual ninguém precisa. Ao mesmo tempo, é bem difícil não desejá-lo.

Porsche 911 GT3

Autor: Alejandro Konstantonis (Autocosmos.com) e Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação