A Chevrolet S10 passou duas décadas reinando entre as picapes médias, em primeiro lugar nos emplacamentos brasileiros. Até que o posto foi tomado pela nova geração da Toyota Hilux. Aí, a marca norte-americana tratou de mexer no modelo: promoveu uma reestilização que afetou o recheio tecnológico e o trem de força no ano passado. Credibilidade o modelo já tinha – ou seja, era preciso apostar em algo mais para acirrar essa disputa com a japonesa. E é no custo/benefício que a versão Advantage, ressuscitada pela fabricante no final do ano passado, aposta. Por R$ 91.590, o utilitário médio com caçamba sai da loja com confortos e itens tecnológicos que podem chama a atenção de consumidores focados principalmente nos atributos profissionais do modelo.

Chevrolet S10 Advantage

A S10 Advantage vem equipada com motor 2.5 Flex com injeção direta de combustível, de 206 cv e 27,3 kgfm. A transmissão é sempre manual de seis velocidades na variante e seu trem de força traz uma vantagem que pode ajudar a conquistar quem busca um veículo de trabalho que traga menos prejuízos: nota A em eficiência energética na sua categoria, de acordo com teste realizado pelo Inmetro. O instituto aferiu médias de 5,6/6,4 km/l com etanol no tanque na cidade/estrada e 8,4/9,5 km/l com gasolina, nas mesmas condições.

Chevrolet S10 Advantage

Ar-condicionado, conjunto elétrico de vidros e travas com comando por controle remoto, direção elétrica progressiva, rodas de liga leve de 16 polegadas, alerta de pressão dos pneus, faróis de neblina, capota marítima, sistema OnStar com pacote ativo gratuitamente por três meses e central multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay figuram entre os principais itens de série. De comum no que se espera minimamente de conforto e entretenimento a bordo de um veículo, além da falta de câmbio automático, aparece o retrovisor externo que, além de não ser elétrico, não conta com comando manual interno. Na S10 Advantage, o ajuste é “digital” – ou seja, é necessário usar as pontas dos dedos. Os controles eletrônicos de estabilidade e tração também ficam de fora.

Chevrolet S10 Advantage

Externamente, a versão é identificada pelo adesivo “Advantage” na lateral do veículo. Por dentro, a picape da Chevrolet é caracterizada pelos bancos com revestimento em tecido escuro. A tração é traseira, 4X2 e com sistema de deslizamento limitado de diferencial. Banco traseiro bipartido e rebatível com porta-objetos, aplique em alumínio no interior das portas dianteiras, abertura da tampa do combustível com acionamento interno, chave tipo canivete, tampa traseira com tranca, molduras de proteção lateral, ganchos para amarração de carga no interior da caçamba e freios ABS com sistema de distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência completam a lista de itens de série, além do computador de bordo.

Chevrolet S10 Advantage

Impressões ao dirigir

Boa e barata

Por fora, a S10 Advantage não transmite qualquer impressão de versão “pelada” de picape média, como acontecia nas variantes mais baratas do segmento antes da proliferação de itens típicos de automóveis de passeio no segmento. Quando se entra, no entanto, a condição de configuração de entrada fica explícita. A começar pela ausência de qualquer comando – elétrico ou mesmo manual – para ajustar o retrovisor externo. Os plásticos rígidos também estão espalhados por toda parte, criando uma atmosfera mais abrutalhada para o habitáculo.

Chevrolet S10 Advantage

Ao começar a dirigir, impressiona a atuação da nova direção elétrica da picape. A leveza é tamanha que é fácil esquecer que se trata de um veículo com mais de 5 metros de comprimento e 1.700 quilos. Mas basta aumentar a velocidade para que o volante ganhe peso suficiente para transmitir uma segurança enorme na estrada. O trem de força entrega retomadas consistentes e ultrapassagens seguras e o isolamento acústico, apesar de não ser impecável, não incomoda. Nas curvas, mesmo quando se roda com a caçamba vazia, o comportamento é bastante equilibrado. A ausência de controle eletrônico de estabilidade mal é percebida.

Chevrolet S10 Advantage 

Ficha técnica

Chevrolet S10 Advantage

MotorGasolina e etanol, dianteiro, longitudinal, 2.457 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, duplo comando variável de válvulas no cabeçote. Injeção direta de combustível
TransmissãoCâmbio manual de seis marchas à frente e uma a ré. Tração traseira. Não oferece controle eletrônico de tração. 
Potência máxima197 cv a 6.300 rpm com gasolina e 206 cv a 6 mil rpm com etanol
Torque26,3 kgfm com gasolina e 27,3 kgfm com etanol a 4.400 rpm
Aceleração 0-100 km/h9,5 s com gasolina e 9,1 s com etanol
Velocidade máxima163 km/h
Diâmetro e curso88 mm X 101 mm
Taxa de compressão11,2:1
SuspensãoDianteira independente com braços articulados, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados. Traseira com feixe de molas semielípticas de dois estágios e amortecedores hidráulicos e pressurizados. Não oferece controle de estabilidade
Pneus245/70 R16
FreiosDianteiros por discos ventilados e traseiros a tambor. ABS com EBD de série
CarroceriaPicape montada sobre longarinas com quatro portas e cinco lugares. 5,41 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,78 m de altura e 3,10 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais de série
Peso1.772 kg
Capacidade de carga942 kg
Tanque de combustível76 litros
ProduçãoSão José dos Campos, Brasil
Lançamento da geração no Brasil2012
PreçoR$ 91.590

Chevrolet S10 Advantage

Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/CZN