A Fiat se acostumou a ser líder. Durante muitos anos no Brasil, esteve no topo em diversas listas e com vários de seus carros entre os mais emplacados. Foi o Palio, aliás, que tirou do Volkswagen Gol o posto de carro mais comercializado do Brasil, posição que o hatch da fabricante alemã ostentou por 27 anos e que, logo depois, foi tomada pelo Chevrolet Onix. Mas a Fiat foi a líder nas vendas de modelos 1.0 no país em 2016 – somando as vendas do Palio, Uno, Mobi e linha Siena. E quer manter esse título. Para isso, conta com a boa aceitação do Argo. O hatch garantiu média de 3.810 emplacamentos entre julho e setembro deste ano, sendo que nos últimos dois meses conseguiu superar a marca de 4 mil unidades. E a versão de entrada Drive, com motor 1.0 6V de três cilindros, corresponde a 35% do total.

Fiat Argo Drive

Todos os trabalhos realizados no projeto do Argo, quando focados em sua versão de entrada, valorizavam principalmente três pilares: desempenho, eficiência energética e conectividade. Para as duas primeiras questões, o motor 1.0 Firefly deu conta do recado. São três cilindros, cabeçote de duas válvulas por cilindro, comando de válvulas único no cabeçote com variador de fase e rendimento de 77 cv e 10,9 kgfm de torque com etanol. Segundo a Fiat, 80% deste torque já se mostra presente a partir das 2 mil rotações, o que favorece o rodar na cidade. Ponto para a marca, já que pesquisas encomendadas pela própria fabricante apontam que 70% dos consumidores desse segmento rodam quase que integralmente em perímetro urbano. 

No teste do InMetro, o Argo Drive 1.0 conquistou médias de 9,9/10,7 km/l com etanol na cidade/estrada e 14,2/15,1 km/l com gasolina, nas mesmas condições, garantindo 1,45 MJ/km de consumo energético e nota A tanto na categoria quanto no geral. A economia de combustível é favorecida ainda pela adoção do start/stop de série, que desliga o motor em paradas rápidas, como as de sinal de trânsito. A transmissão é sempre manual, de cinco marchas.

Fiat Argo Drive

No que diz respeito à conectividade, o Argo Drive pode receber, opcionalmente, a mesma central multimídia que equipa as variantes mais caras do modelo. A tela fica posicionada no console central como uma espécie de tablet com sete polegadas e tela sensível ao toque. Android Auto, Apple Car Play, bluetooth e alta definição estão entre suas características. Ela ainda pode receber câmara de ré, que trabalha em conjunto com sensores de estacionamento traseiros. 

A lista de itens de série contempla direção elétrica progressiva, ar-condicionado, display de alta resolução no quadro de instrumentos, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança retráteis de três pontos para todos os ocupantes, Isofix e travas e vidros dianteiros elétricos. Com isso, o Argo Drive 1.0 parte de R$ 46.800. O kit de estacionamento, com sensores traseiros com visualizador gráfico e câmara de ré, sai a R$ 1.400, mas exige o gasto de mais R$ 2.300 na central multimídia, totalizando R$ 50.500. Retrovisores elétricos com luzes de setas e função Tilt Down e vidros elétricos atrás encarecem em outros R$ 1.200 a conta, somando R$ 51.700. Quem só quer um rádio com AUX/USB/MP3/AM/FM, função audio streaming, Bluetooth e comandos no volante pode gastar apenas R$ 1.300 a mais, pagando R$ 48.100, ou com o kit de retrovisores e vidro traseiro elétrico junto, por R$ 49.300. A cor metálica ou perolizada ainda inclui outros R$ 1.600 em qualquer uma das opções. 

Ponto a ponto

Desempenho – Mesmo sendo o trem de força de entrada do novo hatch da Fiat, o motor 1.0 6V de 72/77 cv e torque de 10,4/10,9 kgfm com gasolina/etanol dá bastante agilidade ao Argo Drive. Como a intenção aí é garantir um equilíbrio entre desempenho e economia, pode-se dizer que a proposta funciona bem. O torque máximo aparece apenas em 3.250 giros, mas bem antes disso o modelo já se mostra “esperto”, com arrancadas e retomadas interessantes. Na estrada, não chega a ser tão necessário recorrer demais às reduções de marcha para conseguir ultrapassagens seguras. Nota 8.

Estabilidade – O Argo Drive tem um comportamento bem neutro nesse quesito. As rolagens de carroceria aparecem, mas nada além do que normalmente se vê no segmento dos hatches compactos. E nem se trata de uma versão preparada para realçar a esportividade do carro. Para isso, a Fiat oferece a HGT, que recebe uma suspensão retrabalhada e propulsor 1.8. Na variante Drive, sequer há controle eletrônico de estabilidade. Nota 8.

Fiat Argo Drive

Interatividade – A Fiat mirou nas concorrentes que mais vendem quando planejou o Argo Drive. E decidiu investir na conectividade, o que favorece a interação entre motorista e carro. A central multimídia opcional disponível é bastante funcional e fácil de mexer. A câmara de ré – também paga por fora – tem uma imagem extremamente nítida e facilita bastante as manobras de estacionamento. O painel de informações é bem completo e todos os comandos do carro são bem localizados. Para uma configuração de entrada, a Drive está acima da média da concorrência. Nota 9.

Consumo – Segundo o InMetro, o Argo Drive percorre 9,9/10,7 km/l com etanol na cidade/estrada e 14,2/15,1 km/ nas mesmas condições, com gasolina. O resultado foi 1,45 MJ/km e nota A tanto no geral quanto na categoria. Nota 10.

Fiat Argo Drive

Conforto – A suspensão absorve bem as irregularidades do piso e há bom espaço interno. Levar cinco adultos não chega a ser ruim em trajetos mais curtos. O ar-condicionado refrigera rapidamente o habitáculo e o barulho do motor não chega a invadir de forma incômoda a cabine. Nota 8.

Tecnologia – O Argo tem uma nova plataforma, que utiliza aços especiais e tecnologia embarcada atualizada. Na versão Drive, apesar de não apresentar recursos eletrônicos de auxílio dinâmico, como controle de tração e estabilidade, sua lista de itens de série é boa para uma configuração de entrada, incluindo sistema start/stop. A central multimídia tem tela sensível ao toque e de alta definição, com câmara de ré. O motor 1.0 Firefly é novo, extremamente moderno e totalmente influenciado pela tendência de downsizing do mercado automotivo. Nota 8.

Fiat Argo Drive

Habitabilidade – A ampla cabine é um dos pontos altos do Argo – a própria marca aponta que, entre os compactos do Brasil, só o Renault Sandero o supera. Há espaço para as pernas no banco traseiro sem que isso dependa da boa vontade dos ocupantes da frente. Porém, a inclinação acentuada da coluna traseira faz com que seja necessário baixar um pouco mais a cabeça para entrar no carro. O porta-malas carrega bons 300 litros. Nota 8.

Acabamento – Mesmo as superfícies com materiais mais rígidos têm textura e revestimentos agradáveis. Não há rebarbas aparentes e os bancos têm um desenho simples, mas que combina com o resto do carro, em tom cinza e preto. Tudo muito sóbrio, equilibrado e discreto. Nota 7.

Fiat Argo Drive

Design – É outro trunfo da Fiat para alavancar as vendas do modelo. Ele segue o estilo Wrap Around já aplicado à Toro e ao Mobi: a frente tem aspecto robusto, com grade encorpada e faróis afilados. No perfil, os vincos bem marcados, com linhas angulosas. A traseira traz lanternas encaracoladas em alto relevo e que se destacam entre a concorrência. Nota 9.

Custo/benefício – O Fiat Argo Drive parte de R$ 46.800, mas chega a R$ 51.700 completo. Um Renault Sandero Vibe 1.0 custa R$ 49.650. Por R$52.330, dá para levar para a garagem um Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 turbo completo, com 105 cv e 15 kgfm de torque. Com motor aspirado, o preço cai para R$ 48.120. A Chevrolet pede R$ 47.790 pelo Onix LT 1.0 com tudo que ele tem direito, exceto o pacote Protect OnStar, que adicionaria R$ 400 a mais na conta. Diante de seus principais concorrentes, o Argo Drive só é páreo neste aspecto se for considerado o seu preço inicial. Nota 6.

Total – O Fiat Mobi Drive somou 81 pontos em 100 possíveis.

Impressões ao dirigir

Moderninho eficiente

Os hatches que fazem frente ao Fiat Argo entre os compactos são todos de gerações já antigas no Brasil e pouco mudaram no que diz respeito ao visual. O próprio Sandero teve uma reestilização que afetou bastante a sua estética já há três anos. Talvez por isso o modelo da marca italiana arranque tantos olhares pelas ruas, apesar de já estar se tornando cada vez mais comum devido às boas vendas. Além disso, o desenho com vincos bem marcados e lanternas charmosas enroladas e de alto relevo se destacam e dão uma personalidade mais esportiva ao carro.

Fiat Argo Drive

Por dentro, há espaço de sobra para cabeça, ombros e pernas mesmo quando estão quatro passageiros no veículo. O acabamento não chega a ser requintado, mas é sóbrio e até charmoso. A suspensão absorve bem os impactos causados por desníveis no solo e o isolamento acústico consegue manter certa tranquilidade para um bom papo ou ouvir música sem incômodos em movimento. 

A central multimídia opcional interage com smartphones com sistema operacional Android ou iOS. Indicações de rotas de GPS, por exemplo, podem ser transmitidas por um celular conectado ao aparelho. A definição da tela impressiona, principalmente quando se recorre à câmara de ré. A direção elétrica é bastante leve nas manobras de estacionamento, mas ganha peso assim que o velocímetro começa a subir.

Fiat Argo Drive

O motor 1.0 Firefly não faz feio. Arrancadas são até vigorosas, assim como as ultrapassagens e retomadas, apesar de não ser um propulsor que chame atenção pelos dados de sua ficha técnica. O câmbio tem engates bons, mas uma sexta marcha poderia ajudar a reforçar o isolamento acústico e, quem sabe, melhorar ainda mais a eficiência energética do modelo – que já se destaca. 

Ficha técnica

Fiat Argo Drive 1.0

Motor 1.0Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 999 cm³, três cilindros em linha, duas válvulas por cilindro. Injeção multiponto e acelerador eletrônico
TransmissãoManual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração
Potência72/77 cv com gasolina/etanol a 6.250 rpm
Torque10,4/10,9 kgfm com gasolina/etanol a 3.250 rpm
Diâmetro e curso70,0 mm X 86,5 mm
Taxa de compressão13,2:1
Aceleração 0-100 km/h13,4 segundos
Velocidade máxima162 km/h
SuspensãoDianteira do tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito e molas helicoidais. Traseira por eixo de torção com rodas semi independentes, amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito e molas helicoidais. Não oferece controle eletrônico de estabilidade
Pneus175/65 R14
FreiosDiscos sólidos na frente e a tambor atrás. Oferece ABS com EBD
CarroceriaHatch em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Comprimento de 4,00 metros com 1,75 m de largura, 1,51 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. Possui airbags frontais de série
Peso1.105 kg
Capacidade do porta-malas300 litros
Tanque de combustível48 litros
Lançamento no Brasil2017
ProduçãoBetim, Minas Gerais
Itens de sérieDireção elétrica progressiva, ar-condicionado, display de alta resolução no quadro de instrumentos, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança retráteis de três pontos para todos os ocupantes, Isofix e travas e vidros dianteiros elétricos. 
PreçoR$ 46.800. 
PreçoR$ 51.700 (cor metálica ou perolizada adiciona R$ 1.600 à conta, totalizando R$ 53.300)

Fiat Argo Drive

Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/CZN