A Citroën começou a ser vista de outra forma pelo Grupo PSA no Brasil nos últimos três anos. Por aqui, a Peugeot era vista como marca popular e a Citroën carregava uma ideia maior de requinte. Estes posicionamentos não chegaram a se inverter, mas foram mexidos. Enquanto a Peugeot passou a buscar uma imagem mais sofisticada e esportiva, coube à Citroën migrar para uma identidade que não chega a ser popular, mas focada em certa praticidade tecnológica. Mas, para isso, é preciso tirar de cena tudo que possa ser considerado ultrapassado do pacote. Na linha 2018 do C3, carro com maior volume de vendas da fabricante francesa, entrou nessa lista a transmissão automática de quatro marchas – usada até o fim dos enormes estoques da montadora. Agora ela dá lugar a uma nova caixa, com seis velocidades, que deu à variante topo de linha Exclusive uma boa relação custo/benefício e novo fôlego para brigar com os hatches compactos rivais sem pedal de embreagem.

Citroën C3 Exclusive

O preço, de R$ 65.490, não chama atenção assim, isoladamente. Mas na comparação do segmento, é umas melhores opções entre as configurações de topo, em meio a alguns rivais sem opção de trocas automáticas ou equipados com câmbios mais antigos ou CVT. A caixa de marchas nova é fornecida pela japonesa Aisin, que trabalha em conjunto com o motor 120 VTi 1.6 flex. O propulsor, no entanto, foi mexido para receber a novidade. Agora, ele fornece 4 cv a menos, ou seja, 118 cv de potência máxima, e 0,3 kgfm a menos, resultando em torque máximo de 16,1 kgfm, tanto com gasolina quanto com etanol. Com gasolina, o torque aparece mais rápido, em 4 mil giros. Já com etanol, dá as caras apenas em 4.750 rpm. 

Segundo a Citroën, o ganho com a chegada do câmbio de seis marchas – é o mesmo usado no C4 Lounge e no C4 Picasso – aparece nitidamente no conforto de rodagem, pelas trocas mais suaves e relações melhor escalonadas. Mas outro aspecto certamente pesa, desta vez sobre o bolso dos consumidores. É que além de permitir mudanças manuais sequenciais, o sistema tem três modos distintos de atuação: Eco, para economia, Drive, intermediário, e Sport, mais agressivo. No modo Drive, ele já é 7% mais econômico que o antigo câmbio da PSA. No modo Eco, bate em 12% de redução de consumo.

Citroën C3 Exclusive

O pacote de itens de série, no entanto, não mudou. Mas a lista já era extensa. Não engloba grandes aparatos de segurança, mas conta com direção elétrica, computador de bordo, central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas e capaz de espelhar smartphones, ar-condicionado automático digital, sensor de estacionamento traseiro e câmara de ré, vidros elétricos, limitador e regulador de velocidade, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis. E traz ainda o charmoso para-brisa Zenith, que amplia a área envidraçada da frente e melhora bastante a iluminação e visibilidade. 

Ponto a ponto

Desempenho – Em relação à linha 2017, o Citroën C3 mudou bastante nesse quesito com a nova transmissão de seis velocidades. O novo câmbio atua de maneira suave e favorece arrancadas e ultrapassagens, que agora são realizadas sem a necessidade de esgoelar o propulsor. A perda de potência, que foi de 122 cv para 118 cv, não é sentida. Ao contrário: parece que o hatch da marca francesa está mais bem-disposto. Nota 8.

Estabilidade – Sempre foi uma tradição da Citroën contar com um acerto de suspensão que garanta boa qualidade no rodar. Mesmo em velocidades mais elevadas, o C3 transmite confiança e se mantém equilibrado. Não há controle eletrônico de estabilidade, mas as rolagens de carroceria são contidas e o sistema suspensivo do carro é eficiente mesmo em velocidades elevadas e diante de curvas mais fechadas. Nota 8.

Citroën C3 Exclusive

Interatividade – Os comandos essenciais ficam em posições favoráveis e a visibilidade dianteira é incrível, graças ao para-brisa Zenith, que aumenta a região envidraçada na frente. Mas um fato decepciona bastante: no posto de gasolina. A tampa do tanque não tem trava elétrica e, para abastecer, é preciso desligar o carro – o que inclui rádio e ar-condicionado parados – e entregar a chave ao frentista. Incompatível com um modelo que promete tecnologias interessantes para o segmento em que atua. Nota 7.

Consumo – O Citroën C3 ainda não aparece na tabela do InMetro com a nova transmissão de seis velocidades. Antes, com quatro marchas e 122 cv, suas médias eram de 7,9/8,8 km/h com etanol na cidade/estrada e 11,0/12,6 km/h com gasolina, nas mesmas condições. A marca promete uma economia de até 7%, podendo chegar a 12% quando o modo Eco é ativado. Nota 7.

Citroën C3 Exclusive

Conforto – A cabine está na média da maior parte dos hatches compactos vendidos no Brasil. Quatro adultos viajam com tranquilidade, mas um quinto elemento pode gerar aperto no assento traseiro. O isolamento acústico é bom em rotações médias e a nova transmissão reduziu bastante o ruído no habitáculo. Nota 8.

Tecnologia – A plataforma não é nova, mas foi retrabalhada quando esta geração do C3 foi lançada, em 2009, na Europa – uma nova surgiu no ano passado. A lista de equipamentos da configuração Exclusive é boa, mas faltam controles eletrônicos de estabilidade e tração. O trem de força foi mexido e a transmissão automática de seis velocidades é bem mais moderna e eficiente que a anterior, de quatro marchas. Nota 7.

Citroën C3 Exclusive

Habitabilidade – Existem bons porta-objetos no carro e o porta-malas leva 300 litros, ou seja, está na média de seus concorrentes diretos. O para-brisa Zenith amplia a área envidraçada e, com isso, também melhora a sensação de espaço para os ocupantes da dianteira. O porta-luvas é refrigerado e iluminado. Nota 8.

Acabamento – O acabamento do Citroën C3, em qualquer uma de suas versões, está acima da média do segmento. Não chega a ser luxuoso, mas impressiona diante da maior parte de seus rivais. Plásticos têm boa qualidade, a maior parte deles é agradável ao toque e os encaixes são precisos. Há alguns cromados pela cabine e tudo é muito sóbrio e charmoso. Nota 8.

Citroën C3 Exclusive

Design – Apesar das formas arredondadas, os vincos laterais conferem um perfil robusto ao C3. O conjunto ótico está alinhado com o desenho contemporâneo do modelo e contribuem bastante para isso as luzes diurnas de leds. Mas, como já se conhece sua nova geração, que está à venda na Europa, é inevitável a ideia de que o design está sentindo o peso dos anos. Nota 7.

Custo/benefício – O C3 Exclusive custa R$ 65.490, mas pode chegar a R$ 67.280 com a cor branca perolizada. Um Peugeot 208 Griffe com mesmo trem de força sai a R$ 70.490, enquanto um Ford Fiesta 1.6 SEL automatizado de dupla embreagem é vendido por R$ 63.190 e um Fiesta 1.0 turbo, com mesmo câmbio, parte de R$ 66.090, ambos com controle eletrônico de estabilidade e tração. A Hyundai pede R$ 67.280 por um HB20 Premium completo, com 128 cv e transmissão automática de seis marchas. Na Fiat, o único hatch com câmbio automático é o Argo, em suas versões 1.8, mas para ter equipamentos equiparados ao C3 Exclusive, vai a R$ 74.900 – mas com chave presencial. Exceto pelo Fiesta, o C3 é uma das melhores opções para quem quer bom desempenho e transmissão automática moderna. Nota 7.

Total – O Citroën C3 Exclusive somou 75 pontos em 100 possíveis.

Impressões ao dirigir

Uma mudança de transmissão pode alterar completamente o comportamento de um hatch. A caixa utilizada anteriormente, com apenas quatro marchas, fazia com que o Citroën C3 se mostrasse mais rude na hora de ganhar velocidade, com um ronco que invadia de maneira incômoda a cabine. Agora, com duas relações a mais, não só o barulho diminuiu, como também o gasto de combustível. E ainda trouxe uma suavidade no rodar tamanha que as trocas mal são percebidas – a não ser quando se exige mais do trem de força, como em uma retomada.

Citroën C3 Exclusive

Por dentro, o C3 Exclusive impressiona. Não só pelos bons materiais e acabamento sóbrio e de bom gosto, mas talvez porque ele mostre de maneira explícita como outras marcas que atuam no segmento de hatches compactos parecem não se importar com esse quesito. Só mesmo a Peugeot se torna páreo para a Citroën nesse aspecto, embora o para-brisa Zenith deixe o C3 um tanto mais interessante que o 208, que até tem teto panorâmico, mas beneficia bem mais os ocupantes traseiros que o motorista. Com o aumento da área envidraçada, a impressão é a de se estar em um automóvel maior e até mais alto, além de melhorar a iluminação no habitáculo.

Citroën C3 Exclusive

A central multimídia do C3 é bem funcional e exibe também informações do computador de bordo do carro. Para a categoria em que atua, a versão Exclusive traz bons equipamentos e ainda é possível adotar uma direção mais esportiva com a ajuda do câmbio, que além da posição Drive, tem um modo de direção econômico – que prioriza a eficiência e reduz o vigor – e outro esporte, que faz o motor rodar em giros mais altos, retarda as trocas e deixa o hatch realmente mais arisco – e também interessante. 

Ficha técnica

Citroën C3 Exclusive

MotorGasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.587 cm³, quatro cilindros em linha, comando simples no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e comando variável de válvulas na admissão. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico
TransmissãoCâmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré com modo manual sequencial, Eco, Drive e Sport. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração
Potência máxima115 cv e 118 cv com gasolina e etanol, a 5.750 rpm
Torque máximo16,1 kgfm a 4 mil rpm com gasolina e 4.750 rpm com etanol
SuspensãoDianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Não oferece controle eletrônico de estabilidade
Pneus195/55 R16
FreiosDiscos ventilados na frente, tambores atrás e ABS com EBD de série. Não oferece controle de partida em rampa
CarroceriaHatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,94 metros de comprimento, 1,71 m de largura, 1,52 m de altura e 2,46 m de distância entre-eixos. Airbags frontais de série. Não oferece airbags laterais e de cabeça. 
Peso1.202 kg
Capacidade do porta-malas300 litros (1 mil litros com os bancos traseiros rebatidos)
Tanque de combustível55 litros
ProduçãoPorto Real, Rio de Janeiro
Itens de sérieDireção elétrica, computador de bordo, retrovisores cromados, modo Eco e Sport de direção, tela touch de 7 polegadas, para-brisa Zenith, ponteira do escapamento cromada, frisos dos vidros cromados, ar-condicionado automático digital, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos traseiros, limitador e regulador de velocidade, apoios dianteiros centrais de braço, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, porta-luvas refrigerado e iluminado e câmara de ré. 
PreçoR$ 65.490 (R$ 67.280 na cor branco perolizado)

Citroën C3 Exclusive

Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/CZN