Quando a Audi nacionalizou o sedã A3 – as primeiras unidades saíram da linha de produção paranaense em novembro de 2015 –, reduziu o quanto pôde as diferenças em relação ao modelo importado. A principal delas foi no motor 1.4, que passou a ser flex e chegou aos 150 cv de potência. Neste ano, para a linha 2017, a marca alemã reservou para a versão de topo Ambition, com propulsor 2.0, uma novidade que tem sido inserida nos principais lançamentos da fabricante: o virtual cockpit, tela de TFT configurável e totalmente digital, com 12,3 polegadas, que ocupa todo o cluster de instrumentos e traz mapas de navegação sobre fotos do Google Earth. Não é um item de série – é oferecido em um pacote opcional –, mas certamente é o principal destaque da virada de ano da configuração produzida em São José dos Pinhais, que chegou às lojas em março último.

Audi A3 Sedan Ambition

Algumas alterações estéticas foram promovidas para alinhar o A3 brasileiro ao oferecido na Europa desde o ano passado. As mudanças se concentram na parte frontal, com novo design de faróis, lanternas, grade e para-choques. Na frente, o para-choque foi redesenhado, a grade em peça única, chamada de Singleframe, ficou maior e ganhou contornos mais nítidos, enquanto os faróis bixenônio passam a trazer recortes afiados na borda inferior. Na traseira, a lanterna ganhou nova trama nas luzes de led e o para-choque também foi ligeiramente alterado. O desenho das rodas de 17 polegadas também mudou – agora têm cinco raios. 

A variante mais cara da gama A3 sedã tem sob o capô o motor 2.0 TFSI, bastante semelhante ao utilizado pelo Volkswagen Golf GTI. Ele rende 220 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, disponível na faixa entre 1.500 e 4.400 rotações. Em relação às configurações mais baratas – Attraction e Ambiente –, a Ambition traz uma suspensão mais sofisticada, com sistema multilink no lugar da barra de torção. A transmissão também é mais esportiva, automatizada de dupla embreagem e seis velocidades, enquanto as demais variantes têm câmbio automático de seis marchas.

Audi A3 Sedan Ambition

A lista de itens de série do sedã inclui bancos com forração de couro sintético, sendo os dianteiros com abas mais pronunciadas, que ajudam a segurar o corpo nas curvas. Para o motorista, os ajustes são elétricos, inclusive de apoio lombar. Ar-condicionado é de duas zonas e digital e o sistema de rádio MMI com tela de sete polegadas eletricamente rebatível está presente. Porém é nos pacotes opcionais que estão os melhores destaques da tecnologia embarcada do A3 Ambition – claro que eles elevam bastante o preço inicial de R$ 156.190. Para ter o virtual cockpit e rádio MMI Plus com sistema de navegação, é preciso desembolsar mais R$ 16.500. Acrescendo sistema de navegação 2D, Smartphone Interface – que permite que certos aplicativos funcionem diretamente na tela do veículo – e conjunto ótico em leds, a conta sobe outros R$ 21 mil. E assistente para luz alta, câmara de ré com sensores de estacionamento, controle de cruzeiro adaptativo e chave presencial custam R$ 15 mil adicionais. Ou seja, todos os opcionais somam R$ 52.500 e elevam o preço do A3 sedã para além da ambiciosa barreira de R$ 200 mil.

Ponto a ponto

Desempenho – O A3 Ambition acelera com um vigor que impressiona. O 2.0 turbo é extremamente bem disposto e empurra facilmente o três volumes de 1.320 kg, principalmente quando está no modo de condução Dynamic. O torque máximo de 35,7 kgfm está disponível a partir das 1.500 rpm e se mantém pleno até os 4.400 giros. Isso se traduz em grande força em arrancadas e retomada. Chama atenção a boa relação peso/potência da variante: 6 kg/cv. Nota 9.

Estabilidade – Apesar da vocação esportiva, a suspensão se adapta bem aos desníveis das ruas brasileiras. O comportamento em curvas é sempre neutro, mesmo em velocidades elevadas, e a direção se mostra extremamente firme e segura. Dificilmente é necessária a ajuda dos sistemas eletrônicos de segurança – mas os tranquilizadores controles eletrônicos de estabilidade e tração estão ali. Nota 9.

Audi A3 Sedan Ambition

Interatividade – A maior parte dos comandos é bem localizada e de fácil acesso, mas a central multimídia não conta com tela sensível ao toque. É ruim mexer no aparelho pelo botão giratório, ainda mais quando se está em movimento. E dificulta também que o passageiro possa operar o equipamento no lugar do motorista – a não ser que o carona seja canhoto. A transmissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas tem aletas no volante, instigando o uso das trocas manuais. Nota 7.

Consumo – O InMetro registrou 10,3/12,8 km/l de consumo em cidade/estrada no Audi A3 Ambition – que só roda com gasolina. O consumo energético ficou em 1,94 MJ/km e a versão recebeu nota A no segmento e B no geral, com direito ao Selo Conpet de Eficiência Energética fornecido pelo órgão. Nada mau quando se considera a força de seu propulsor. Nota 8.

Audi A3 Sedan Ambition

Conforto – O espaço não é tão farto – o entre-eixos é de 2,64 metros enquanto outros médios do mercado giram em torno de 2,70 metros. Quatro pessoas viajam bem, mas não há grande folga. Os bancos têm boa densidade e recebem bem os ocupantes. A suspensão facilita a vida a bordo, absorvendo com eficiência os impactos da buraqueira brasileira. Nota 8.

Tecnologia – A plataforma modular MQB é nova, de 2012, e usa materiais modernos, com chapas de aço mais finas na carroceria. O motor 2.0 turbo tem uma série de vantagens, como injeção indireta adicional à injeção direta, ajuste no curso das válvulas de exaustão por elevação e coletor de escapamento integrado ao cabeçote. A lista de itens de série contempla bons itens de segurança e conforto e há até, opcionalmente, controle de cruzeiro adaptativo. Nota 9.

Audi A3 Sedan Ambition

Habitabilidade – Há bons espaços para guardar celular, chave, carteira e outros objetos. O acesso aos bancos dianteiros e traseiros é tranquilo, graças ao bom ângulo de abertura das portas. O teto solar amplia a sensação de espaço e o porta-malas, de 425 litros, é compatível com a categoria. Nota 8.

Acabamento – Na linha 2017, volante e alavanca de seta do A3 Ambition são semelhantes às do A4. Todas as luzes internas são agora em leds e o botão giratório da central multimídia tem anel com iluminação branca. Bancos são forrados em couro sintético e os materiais, de maneira geral, são de boa qualidade e com um toque agradável. As superfícies, porém, não são sotftouch. Destaque para as peças com aspecto de aço escovado da cabine. Nota 8.

Audi A3 Sedan Ambition

Design – Tudo é bem harmônico no desenho do A3 sedã, inclusive a mistura de sua forma clássica com elementos que reforçam uma imagem moderna e esportiva. Há novo design de faróis na linha 2017, com lanternas, grade e para-choques também renovados. A grade dianteira no estiulo “bocão” remete ao A4 e os faróis bixenônio possuem recortes pontiagudos na borda inferior. A traseira acentua a largura do carro e as rodas passaram a contar com cinco raios. As ponteiras de escapamento cromadas expressam a vocação esportiva da variante na parte de trás. No estilo, segue o velho conceito da Audi, de deixar todos seus modelos parecidos, sem se preocupar em ser ousado ou criativo. Nota 8.

Custo/benefício – O Audi A3 sedã Ambition começa em R$ 156.190, mas seus pacotes de opcionais elevam demais seu preço final para além dos R$ 200 mil. Mesmo completo, é mais em conta que um Mercedes-Benz CLA 250 Sport, que já vem equipado no mesmo nível, mas bate os R$ 220 mil. Nota 6.

Total – O Audi A3 sedã Ambition somou 80 pontos em 100 possíveis.

Impressões ao dirigir

Vigor discreto

O Audi A3 sedã nem é um modelo que se destaque tanto nas ruas das grandes cidades brasileiras. Principalmente em uma cor que, apesar de charmosa, não chama tanta atenção, como a azul da unidade testada. O visual clássico da marca com algumas linhas e traços modernos, por outro lado, agradam por onde ele passa. E a configuração de topo Ambition, apesar de não ter um visual tão distante das configurações de entrada Attraction e da intermediária Ambiente, faz jus à ideia de esportividade já característica dos modelos da marca alemã.

Audi A3 Sedan Ambition

O mérito aí é todo do motor 2.0 turbo de 220 cv e 35,7 kgfm de torque, este último já disponível a partir de 1.500 rpm e intacto até 4.400 giros. Arrancadas instigam o motorista a pisar cada vez mais forte no pedal do acelerador. O três volumes se mostra vigoroso em qualquer faixa de rotação e ultrapassagens e retomadas são sempre eficientes e seguras. 

A estabilidade do modelo também se destaca. Seja em grandes retas ou trajetos sinuosos, o sedã se mantém sempre sob controle e parece rodar sobre trilhos. O controle eletrônico de estabilidade quase não dá as caras e dificilmente surge qualquer sensação de insegurança. Além disso, a lista de itens de opcionais do A3 Ambition é bem farta, contemplando inclusive controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que facilita bastante a vida do condutor durante os engarrafamentos típicos das metrópoles.

Audi A3 Sedan Ambition

Apesar de não trazer grandes luxos, o interior do A3 Ambition se mostra confortável. O isolamento acústico é excelente, deixando a cabine em silêncio quando se alivia o pé direito do acelerador e permitindo que um ronco instigante invada o habitáculo quando se exige mais vigor do propulsor – principalmente quando o motorista adota o modo de condução Dynamic e utiliza as “borboletas” atrás do volante para mudar manualmente as marchas.

Ficha técnica

Audi A3 Sedan Ambition

MotorGasolina, dianteiro, transversal, 1.984 cm³, quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro. Injeção direta de combustível, turbocompressor e comando variável de válvulas na admissão e no escape
TransmissãoCâmbio automatizado de dupla embreagem com seis velocidades à frente e uma a ré e paddle shifts atrás do volante. Tração dianteira. Oferece controle de tração
Potência máxima220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm
Aceleração 0 a 100 km/h6,9 segundos
Velocidade máxima250 km/h, limitada eletronicamente
Torque máximo37,7 kgfm entre 1.500 e 4.400 rpm
SuspensãoDianteira independente do tipo McPherson, com triângulos inferiores e barra estabilizadora, apoiada em subchassi em alumínio. Traseira multilink. Oferece controle eletrônico de estabilidade
Pneus225/45 R17
FreiosDiscos ventilados na frente e sólidos atrás
CarroceriaSedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,46 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,41 m de altura e 2,64 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho
Capacidade do porta-malas425 litros
Tanque de combustível50 litros
ProduçãoSão José dos Pinhais, Paraná
Itens de sérieTeto solar elétrico panorâmico, sistema Audi drive select, faróis bi-xenônio, rodas de liga leve de 17 polegadas, retrovisores eletricamente ajustáveis, aquecíveis e rebatíveis, ponteira de escapamento cromadas, luzes internas de leds, entrada USB, bancos de couro sintético, assento do motorista com ajustes elétricos e apoio lombar de quatro vias, ar-condicionado com comando digital e duas zonas de temperatura, computador de bordo com display colorido e sistema de áudio com Audi music interface, rádio MMI e conexão Bluetooth com tela eletricamente rebatível de sete polegadas. 
PreçoR$ 156.190
Pacote Navegação/Virtual CockpitRádio MMI Plus com sistema de navegação, Virtual Cockpit, Smartphone Interface e volante esportivo multifuncional com base aplanada
PreçoR$ 16.500. 
Pacote Ambition PlusSistema de navegação 2D, Smartphone Interface e faróis full led e lanternas traseiras em leds
PreçoR$ 21 mil. 
Pacote Assistance PlusAssistente para luz alta, Câmara de ré com sensores de estacionamento, controle de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front e chave presencial
PreçoR$ 15 mil

Audi A3 Sedan Ambition

Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/CZN