Mais um item de segurança passa a ser considerado como um recurso obrigatório para os novos carros lançados no Brasil a partir de 2024. De acordo com as regras que foram definidas pelo governo brasileiro, desde o dia 1º de janeiro todos os modelos produzidos por aqui deverão ter obrigatoriedade do controle de estabilidade (ESC).

Controle de estabilidade passa a ser item obrigatório nos carros

A mudança vale apenas para os modelos de carros que saírem da linha de produção a partir desta data, não valendo para os modelos que atualmente já estão nas concessionárias para venda e também nos estoques das empresas.

Alguns modelos de carros que serão lançados nos próximos meses devem agregar o recurso através de um pacote de série, incluindo opções como Fiat Mobi, Argo e Cronos e o Renault Stepway 1.0 e 1.6 com câmbio manual. Além disso, também existem alguns modelos que devem ser retirados de linha, como é o caso do Peugeot 2008, que vai abrir espaço para uma próxima geração.

Outro item que passará a ser obrigatório nos carros é o DRL, ou luz de condução diurna. A lei não específica que a tecnologia utilizada seja o LED, mas o sistema halógeno é mais forte que uma luz de posição, por exemplo.

Controle de estabilidade passa a ser item obrigatório nos carros

O sistema de alerta de frenagem também será obrigatório para todos os modelos produzidos a partir deste janeiro de 2024, que é caracterizado por ligar o pisca-alerta ou piscar as luzes de freio para alertar quem vem atrás. Um alerta de uso de cinto de segurança também entra na lista, assim como a obrigatoriedade do repetidor de setas ou nos retrovisores ou nos para-lamas.

Mudanças nos testes

Para que um modelo seja homologado, ou seja, antes do veículo de fato ser autorizado a chegar nas concessionárias, algumas mudanças também estão sendo feitas. Passa a ser obrigatório o teste de impacto lateral.