A Ram anunciou recentemente um grande recall nos Estados Unidos que deve levar para o reparo mais de 300 mil unidades de suas picapes pesados. Além disso, também estão sendo chamados os modelos chassis-cabine. O risco é de incêndio, por isso é um chamado de reparo que deve causar uma movimentação significativa no mercado.

Ram convoca recall de picapes pesados nos Estados Unidos

De acordo com as informações que foram divulgadas por lá, a Ram está chamando unidades de carros que tenham o motor diesel Cummins de 6.7 e que foram produzidas entre os anos de 2021 e 2023. Dentre as linhas estão as picapes 2500 e 3500, que também são vendidas no Brasil, bem como as chassis-cabine 3500, 4500 e 5500.

O que essas unidades acabam tendo em comum é que elas se utilizam de um relé do aquecedor da grade de admissão que pode acabar superaquecer e pegar fogo. A fabricante soltou até mesmo uma orientação para os donos das picapes que foram contempladas neste recall para que não estacionem dentro de garagens, sendo o ideal deixar os veículos parados em locais abertos até que o problema seja resolvido.

Ram convoca recall de picapes pesados nos Estados Unidos

Pelo menos seis casos de incêndio já teriam sido identificados pela montadora e que podem estar relacionados diretamente a este problema específico. Deste total, cinco incêndios acabaram ocorrendo enquanto os modelos estavam em movimento. Apesar disso, o risco de incêndio ainda está sendo considerado como mínimo.

Os donos dos carros começaram a ser notificados a partir de março para que levem as unidades para o reparo. Durante o procedimento será feita a troca de um conector elétrico.

Por enquanto, a montadora não emitiu nenhum chamado para reparo nas unidades dos carros vendidas no Brasil.