A Volvo confirmou nesta semana o começo das pré-vendas do novo XC40 100% elétrico para o mercado nacional. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, os interessados já podem começar a realizar a encomenda do modelo de carros, que está previsto para ter suas primeiras unidades entregues para os consumidores em setembro.

Volvo coloca XC40 100% elétrico em pré-venda no Brasil

O preço do carro que está sendo cobrado na pré-venda é R$ 389.850. A reserva, neste primeiro momento, pode ser feita tanto nos canais digitais da Volvo quanto também diretamente nas concessionárias.

Em relação as suas medidas, o novo Volvo XC40 elétrico conta com 4,42 metros de comprimento, uma menor altura quando comparado aos modelos híbridos.  O carro conta ainda com um porta-malas que teve sua capacidade reduzida de 460 para 413 litros. Em compensação, o SUV compacto ganhou um 'frunk' (pequeno bagageiro) na dianteira com 31 litros.

Volvo coloca XC40 100% elétrico em pré-venda no Brasil

O carro também conta com algumas novidades no seu interior. O modelo conta um novo painel de instrumentos digital e também um novo sistema de informação e entretenimento, que abriga uma versão “pura” do Google e traz recursos como Google Maps, Google Play Store e Google Assistente, que permite o uso do assistente de voz para controlar algumas funções do veículo. O SUV elétrico conta ainda com controle de cruzeiro adaptativo, entre outros recursos de assistência. 

Em relação ao conjunto mecânico, o carro conta com dois motores elétricos (um em cada eixo) para um total de 413 cv de potência e 67,3 kgfm de torque. A Volvo informa que o SUV compacto elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e vai a 180 km/h. A energia é fornecida pelo conjunto de baterias de 78 kWh, que proporciona uma autonomia de 413 km pelo ciclo WLTP com uma carga.

Volvo coloca XC40 100% elétrico em pré-venda no Brasil

Para conseguir recarregar a bateria em 80% da sua capacidade, em uma estação de carregamento rápido a 150 kW, o tempo de carga será de 40 minutos. Já em uma wallbox de 11 kW, é possível dar uma carga completa em pouco mais de 7 horas, enquanto que em uma tomada residencial esse tempo sobe para 11 horas.