A Volvo está apresentando para o mercado chinês a nova minivan EM90, que é o primeiro carro desta categoria lançada pela marca sueca. Ela está sendo descrita com “sala de estar sueca” e conta com uma série de diferenciais, mecânicas, tecnológicas e no segmento de conforto. O carro está sendo apresentado primeiramente na China, mas ainda não tem previsão de ser lançada no Brasil.

Em relação ao design, o modelo conta com alguns destaques interessantes. Na parte da frente, ele oferece um esquema de LEDs dos faróis e para-choque que reflete a nova identidade da marca. Já a traseira conta com lanternas em formato de T deitado com chamativa assinatura luminosa.

Volvo apresenta minivan com tela para videoconferências

Na parte de dentro, a minivan conta com uma configuração para 6 pessoas, com alguns elementos que permitem com que as pessoas utilizem o espaço como um local de conveniência ou de trabalho. A segunda fila, por exemplo, conta com bancos no estilo poltrona e mesas dobráveis para apoiar computadores.

Um outro diferencial que chama a atenção no interior do veículo é uma tela de 15,6 polegadas instalada na parte central do carro e que oferece suporte para videoconferências, além de acesso às configurações de climatização ou a visualização do mapa de navegação.

Os painéis da porta contam ainda com alguns outros recursos interessantes que não costumam ser encontrados em outros modelos de veículos, como a possibilidade de ajustar a temperatura através de pequenos displays embutidos nos painéis das portas, onde também existem controles de toque para as janelas e persianas.

Volvo apresenta minivan com tela para videoconferências

Os ocupantes da 2ª fila de bancos contam ainda com controles de ajuste do assento escondidos sob os apoios de braços deslizantes para acesso rápido, em vez de ter que navegar pelos submenus. Outros diferenciais que também podem ser encontrados no carro são apoios para pés retráteis, aquecimento, ventilação e função de massagem dos bancos e teto solar dividido em suas seções.

Em termos mecânicos, o modelo é um carro elétrico, com um propulsor instalado no eixo traseiro com 272 cv de potência e 34,9 kgfm de torque. A bateria tem capacidade de 116 kWh e garante 738 km de autonomia no padrão chinês WLTP (considerado um dos mais otimistas). A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,3 segundos.