A Lexus divulgou nesta semana todos os detalhes referentes a variante elétrica do modelo UX 3OOe. O mesmo já tinha sido feito com as outras versões do carro, sendo uma somente a combustível e outra versão híbrida. O carro se tornou o primeiro modelo 100% elétrico lançado comercialmente pela montadora.
Para a linha 2023 do veículo, uma das principais mudanças está relacionada a autonomia do veículo, importante mudança para que ele continue competitivo diante dos rivais dentro do mesmo segmento.
De acordo com os dados oficiais que foram divulgados pela montadora, o aumento da autonomia se dá com a instalação de uma nova bateria, com capacidade de armazenamento aumentada de 54,4 kWh para 72,8 kWh. Isso resulta em um alcance de condução 40% maior do que o modelo de saída — 450 quilômetros no ciclo WLTC para a Europa. A Lexus também diz que a taxa de consumo de energia é de 166,8 Wh/km e a bateria adota o padrão de carregamento rápido CHAdeMO. Os tempos de carregamento ainda não foram anunciados.
Os demais componentes do conjunto mecânico do carro continuam os mesmos, com a bateria alimentando um motor elétrico montado no eixo dianteiro com 150 kW (204 cv de potência) e 30,6 kgfm de torque.
Outra mudança importante foi feita na tecnologia Lexus Safety System + segurança ativa que foi ampliada graças à adição de câmera de lente única melhorada e radar de ondas milimétricas. Como resultado, o Sistema de Prevenção de Colisão agora pode detectar ciclistas durante o dia e pedestres à noite, bem como veículos que se aproximam antes de curvas à direita em cruzamentos.
O modelo conta ainda com uma nova função dentro do Dynamic Radar Cruise Control de controle de velocidade de curva que desacelera o veículo com antecedência de acordo com o tamanho da curva que o veículo está entrando.
O novo Lexus UX 300e começará a ser distribuído no começo do primeiro semestre de 2023 na Europa, ainda sem previsão de lançamento no Brasil.