A Lexus divulgou nesta semana todos os detalhes referentes a variante elétrica do modelo UX 3OOe. O mesmo já tinha sido feito com as outras versões do carro, sendo uma somente a combustível e outra versão híbrida. O carro se tornou o primeiro modelo 100% elétrico lançado comercialmente pela montadora.

SUV elétrico Lexus UX 300e ganham atualização de autonomia

Para a linha 2023 do veículo, uma das principais mudanças está relacionada a autonomia do veículo, importante mudança para que ele continue competitivo diante dos rivais dentro do mesmo segmento.

De acordo com os dados oficiais que foram divulgados pela montadora, o aumento da autonomia se dá com a instalação de uma nova bateria, com capacidade de armazenamento aumentada de 54,4 kWh para 72,8 kWh. Isso resulta em um alcance de condução 40% maior do que o modelo de saída — 450 quilômetros no ciclo WLTC para a Europa. A Lexus também diz que a taxa de consumo de energia é de 166,8 Wh/km e a bateria adota o padrão de carregamento rápido CHAdeMO. Os tempos de carregamento ainda não foram anunciados.

SUV elétrico Lexus UX 300e ganham atualização de autonomia

Os demais componentes do conjunto mecânico do carro continuam os mesmos, com a bateria alimentando um motor elétrico montado no eixo dianteiro com 150 kW (204 cv de potência) e 30,6 kgfm de torque.

Outra mudança importante foi feita na tecnologia Lexus Safety System + segurança ativa que foi ampliada graças à adição de câmera de lente única melhorada e radar de ondas milimétricas. Como resultado, o Sistema de Prevenção de Colisão agora pode detectar ciclistas durante o dia e pedestres à noite, bem como veículos que se aproximam antes de curvas à direita em cruzamentos.

SUV elétrico Lexus UX 300e ganham atualização de autonomia

O modelo conta ainda com uma nova função dentro do Dynamic Radar Cruise Control de controle de velocidade de curva que desacelera o veículo com antecedência de acordo com o tamanho da curva que o veículo está entrando.

O novo Lexus UX 300e começará a ser distribuído no começo do primeiro semestre de 2023 na Europa, ainda sem previsão de lançamento no Brasil.