A Jaguar divulgou uma série de informações sobre a quinta geração do Land Rover Range Rover, prevista para chegar em 2022. Além de mudar bastante do ponto de vista do design do carro, ele vai ganhar uma versão elétrica, que deve chegar somente no ano de 2024. Mas o modelo já contará com versões híbridas a partir do ano que vem.

Novo Range Rover ganhará versão elétrica a partir de 2022

A nova geração do carro será construída sobre a plataforma MLA-Flex, que poderá ser utilizada como base tanto para carros com motores a combustão quanto com sistemas híbridos plug-in e até 100% elétricos. A plataforma também poderá se utilizar de versões de entre eixos curto e longo.

O carro terá uma suspensão pneumática adaptativa com um eixo traseiro multilink de cinco braços, usando o sistema de navegação por GPS para antecipar informações sobre a rua no trajeto e fazer os ajustes necessários. Também opera com o controle de cruzeiro adaptativo e assistente de condução para suavizar tudo baseado no que o sistema estiver fazendo.

Novo Range Rover ganhará versão elétrica a partir de 2022

Uma outra novidade interessante a nova geração do carro é o esterçamento nas quatro rodas, que é capaz de mover as rodas traseiras eletricamente em até 7,3º que serve justamente para melhorar a manobrabilidade e dirigibilidade do utilitário. Este sistema permite que o carro tenha um diâmetro de giro menor que 11 metros.

A Jaguar confirmou que o modelo terá diversas opções de motorização para venda na Europa, como duas híbridas plug-in, três a gasolina e três abastecidas com diesel. Em outros mercados, como dos Estados Unidos, a oferta será reduzida somente para dois motores no lançamento.

Novo Range Rover ganhará versão elétrica a partir de 2022

As versões híbridas serão plug-in e vão combinar 3.0 de seis cilindros a gasolina e um conjunto de baterias de 38,2 kWh, com um motor elétrico de 143 cv integrado à transmissão. O P510e PHEV entregará 510 cv, enquanto o P440e conta com 440 cv, ambas com uma autonomia elétrica de 100 km. As opções básicas terão o 3.0 com um sistema híbrido-leve de 48V, nas versões de 360 cv e 400 cv. A mais cara a gasolina terá o 4.4 V8 de 523 cv. Já as opções a diesel são compostas pelo 3.0 de seis cilindros MHEV, nas potências de 250 cv, 300 cv e 350 cv.