O famoso e aguardado Salão de Detroit, nos Estados Unidos, que teve inicio no dia 13 e se encerrará no dia 26 de janeiro, é sempre o evento que traz os melhores e maiores lançamentos do mercado automobilístico do ano.

Essa tradição se explica pela quantidade imensa de montadoras que colocam estandes com seus veículos e protótipos que levam ao delírio tanto os visitantes quanto os membros da imprensa especializada.

Pois foi em dezembro de 2013 que a MINI, famosa por produzir os simpáticos e potentes veículos com design excêntrico, anunciou que uma nova criação da marca será lançada ao mundo no famoso evento de Detroit.

Essa criação atende pelo nome de John Cooper Works Concept, e representa a terceira geração do consagrado Cooper.

John Cooper Works Concept

Segundo a própria MINI, o John Cooper Works Concept é apenas o primeiro membro da terceira geração da “família” Cooper a aparecer para o público, e sua estreia no Salão de Detroit nos próximos dias marcará o início dos preparativos para que os próximos veículos sejam apresentados ao mundo.

Essa versão do Cooper é a mais agressiva e esportiva de todas, com um visual moderno e cheio de detalhes que remetem ao seu desempenho. As tradicionais faixas decorativas sobre a carroceria ainda estão lá, e o desenho do veículo se distancia muito do que já é tradicionalmente visto nos carros da montadora. No entanto, ele aparenta ser mais robusto e potente do que os modelos habituais da MINI.

E isso não corresponde a uma inverdade, já que o motor turbo de 1.6 litros do John Cooper Works Concept apresenta uma potência de impressionantes 217 cavalos!

2014 John Cooper Works Concept

A MINI não divulgou maiores detalhes sobre a mecânica do veículo além dos já mencionados, porém especula-se que o John Cooper Works Concept venha com melhores sistemas de direção e de suspensão do que os apresentados pelos modelos atuais.

Ainda não há previsão de lançamento para o público consumidor do John Cooper Works Concept, porém estima-se que ele e toda a nova geração do Cooper cheguem ao mercado ainda no primeiro semestre de 2015. O preço também ainda não foi mencionado, mas é fácil prever que será semelhante ao já praticado nas versões atuais do MINI.

No Brasil, provavelmente o veículo demore um pouco mais para chegar, mas com certeza, quando isso acontecer, ele fará muito sucesso, exatamente com a atual geração já faz por aqui.

Agora é aguardar o Salão de Detroit e vislumbrar o John Cooper Works Concept.