A Mercedes está prestes a revelar um conceito de carro elétrico que deve ter uma autonomia de nada menos do que 1.000 km. De acordo com as informações que foram divulgadas pela companhia, o modelo deve se chamar Vision EQXX e será apresentado por completo no dia 3 de janeiro de 2022.
As primeiras fotos do carro foram reveladas em uma postagem feita por Markus Schäfer, COO da Daimler Group Research e da Mercedes-Benz Cars na rede social Linkedin.
"Como você deve saber, estamos trabalhando na tradução de nossa ambição estratégica para 'Lead in Electric Drive' em um carro há algum tempo. Agora, o Vision EQXX está pronto para se tornar o veículo elétrico mais eficiente que já construímos – com um alcance real de mais de 1.000 km. E estou extremamente feliz que ele será revelado ao público muito em breve — em 3 de janeiro de 2022”, postou Schäfer.
Essa é uma autonomia que realmente pode ajudar e impulsionar a indústria como um todo, mas ainda não se sabe ao certo o quão longe essa tecnologia está em modelos de produção. A Mercedes já afirmou que pretende desenvolver um veículo elétrico compacto que poderá realmente rodar 1.000 km com apena suma carga de bateria em condições reais de condução.
Além disso, o conceito também deve atingir um número de consumo de apenas um dígito para quilowatts-hora por 100 quilômetros em velocidades de cruzeiro. Para se ter uma ideia, o atual carro elétrico mais econômico é o Tesla Model 3, que consegue um consumo médio de 14 kWh/100 km.
Um outro detalhe interessante do anúncio é o fato do Vision EQXX ter sido revelado não apenas como um modelo de carro, mas sim como “um programa de tecnologia interdisciplinar”, o que deve ser mais fácil para que a tecnologia seja aplicada em outros veículos.
"Estamos examinando cada bloco de construção de eficiência e não apenas focando em elementos individuais. Nossa equipe de projetos é deliberadamente interdisciplinar, repleta de especialistas em suas respectivas áreas. No EQXX, eficiência energética, desenvolvimento de conceito de veículo, integração do sistema eDrive, Software e design estão trabalhando lado a lado. E Mercedes AMG High Performance Powertrains também está a bordo” falou Schäfer.