A Mazda está perto de apresentar ao mercado uma nova tecnologia de motor a combustão. O novo motor será chamado de HCCI, uma sigla para Homogenous Charge Compression Ignition, sendo que essa versão seria a primeira de produção. Na tradução para o português, o nome seria motor de ignição por compressão com carga homogênea.

Mazda deve fazer primeiro motor HCCI de produção

De uma forma geral, este é um motor que pretende melhorar consideravelmente o aproveitamento dos combustíveis que costumam ser utilizados no dia a dia para abastecer os carros, misturando basicamente um motor movido a diesel com um motor Otto, pegando apenas as melhores partes de cada um deles. Com isso, espera-se que eles tenham um baixo consumo sem as emissões de óxidos de nitrogênio.

As informações em relação ao lançamento e apresentação deste motor ainda não foram confirmadas pela Mazda. A notícia foi dada pelo site australiano Motoring, que afirma ter obtido a informação através de declarações de fontes internas da empresa, que não foram identificadas.

De acordo com as fontes, a apresentação deverá acontecer durante um seminário de tecnologia na Alemanha e deve marcar a entrega de uma tecnologia que já está sendo pesquisada há algumas décadas. Mas o motor deve ser apresentado apenas através de alguma palestra ou estande, uma vez que ele ainda não estará instalado em qualquer carro.

Mazda deve fazer primeiro motor HCCI de produção

Já no mês de outubro, os consumidores e o mercado poderá finalmente ver o motor de perto em funcionamento, quando a empresa deverá apresentar o novo Mazda3 durante o Salão de Tóquio.

Novo Mazda

Ainda de acordo com o levantamento que foi feito pela imprensa internacional, o Mazda 3 não deve ter nada revolucionário em seu lançamento, focando realmente no novo motor. O carro será feito sobre a mesma plataforma Skyactiv I do modelo atual. A atual política da essa empresa é de renovar a plataforma apenas depois do lançamento de duas gerações.

O motor HCCI que será instalado no Mazda 3 será chamado de Syactive II, e terá uma taxa de compressão de 18:1 e vai usar velas para iniciar a combustão em baixas rotações e utilizar compressão em altas rotações.