A Mazda está perto de apresentar ao mercado uma nova tecnologia de motor a combustão. O novo motor será chamado de HCCI, uma sigla para Homogenous Charge Compression Ignition, sendo que essa versão seria a primeira de produção. Na tradução para o português, o nome seria motor de ignição por compressão com carga homogênea.
De uma forma geral, este é um motor que pretende melhorar consideravelmente o aproveitamento dos combustíveis que costumam ser utilizados no dia a dia para abastecer os carros, misturando basicamente um motor movido a diesel com um motor Otto, pegando apenas as melhores partes de cada um deles. Com isso, espera-se que eles tenham um baixo consumo sem as emissões de óxidos de nitrogênio.
As informações em relação ao lançamento e apresentação deste motor ainda não foram confirmadas pela Mazda. A notícia foi dada pelo site australiano Motoring, que afirma ter obtido a informação através de declarações de fontes internas da empresa, que não foram identificadas.
De acordo com as fontes, a apresentação deverá acontecer durante um seminário de tecnologia na Alemanha e deve marcar a entrega de uma tecnologia que já está sendo pesquisada há algumas décadas. Mas o motor deve ser apresentado apenas através de alguma palestra ou estande, uma vez que ele ainda não estará instalado em qualquer carro.
Já no mês de outubro, os consumidores e o mercado poderá finalmente ver o motor de perto em funcionamento, quando a empresa deverá apresentar o novo Mazda3 durante o Salão de Tóquio.
Novo Mazda
Ainda de acordo com o levantamento que foi feito pela imprensa internacional, o Mazda 3 não deve ter nada revolucionário em seu lançamento, focando realmente no novo motor. O carro será feito sobre a mesma plataforma Skyactiv I do modelo atual. A atual política da essa empresa é de renovar a plataforma apenas depois do lançamento de duas gerações.
O motor HCCI que será instalado no Mazda 3 será chamado de Syactive II, e terá uma taxa de compressão de 18:1 e vai usar velas para iniciar a combustão em baixas rotações e utilizar compressão em altas rotações.