O mundo automobilístico nunca decepciona no quesito novidades, apresentando todos os anos diversos lançamentos que encantam e deixam completamente loucos os apaixonados por carros. De novidades, mais simples até as mais tecnológicas, o mercado é sempre repleto de inovações.

E a novidade da vez fica por conta da Infiniti, que na última segunda-feira (15) revelou ao mundo o primeiro motor com taxa de pressão variável de todo o mundo. E é exatamente para que você saiba mais sobre o lançamento da Infiniti é que nós reunimos aqui diversas informações sobre o assunto.

O primeiro motor com taxa de compressão variável do mundo

Infiniti revela primeiro motor da história com taxa de compressão

Os motores são um dos setores do mercado automobilístico que mais tem recebido novidades, investimento e inovações. Tudo por conta da necessidade cada vez maior de propulsores mais eficientes, mas que ao mesmo tempo sejam mais potentes e menos poluentes, tendo um consumo cada vez menor.

Batizado de VC-T, sigla para Variable Compression-Turbocharged, o motor é o primeiro a ter uma taxa compressão variável em todo o mundo. Completamernte inédito, o novo propulsor desenvolvido pela Infitini vai ser apresentado pela primeira vez no Salão de Paris, sendo apresentado como uma grande atração.

Antes mesmo de ser lançado, o novo motor da Infiniti já é considerado por diversos especialistas como um dos motores a combustão interna mais avançados que já foram criados no mundo. A novidade está sendo desenvolvida desde 1998 – sim, o motor está há 20 anos em processo de desenvolvimento – e vai ser lançada pela primeira vez no modelo GX80 já em 2018.

Infiniti revela primeiro motor da história com taxa de compressão

O propulsor vai chegar para ocupar o lugar do atual motor 3.5 litros V6 que hoje ocupa o GX80. O novo motor VC-T vai chegar como um 2.0 com turbocompressor, sendo capaz de render até 273 cv e um torque máximo impressionante de 39,8 kgfm. Colocando estes números em prática, a novidade da Infiniti vai se apresentar sendo 27% mais econômico do que um motor a gasolina tradicional, além de ser tão eficiente quanto um motor a diesel 2.0.

Para conseguir tais feitos, o motor conta com uma série de inovações tecnológicas que levaram quase 20 anos para serem aperfeiçoadas. Dentre as tecnologias, o grande destaque fica por conta da capacidade que o motor tem de modificar a posição de seus pistões e de suas bielas, o que significa que o VC-T é capaz de ajustar, em tempo real, a proporção de deslocamento e também de compressão entre 8:1, para alto desempenho, e 14:1, para baixo desempenho.

De quebra, a novidade se apresenta sendo mais leve e mais compacta do que um quatro cilindros comum.