A Ford anunciou nesta semana o lançamento para o mercado norte-americano do Bronco Raptor, modelo com esportivo e com suspensão elevada, chassi melhorado e também alguns ajustes que fizeram com que o carro entregasse ainda mais potência para os motoristas. O principal objetivo da montadora é lançar um carro que possa competir com o Jeep Wrangler Rubicon 392.

Ford revela Bronco Raptor com motor 3.0 V6

"Colocamos toda nossa paixão e todo nosso know-how do Bronco e [F-

  • Galeria: Foto 1 de 1
    Galeria: Foto 1 de 1
Raptor na criação desta fera capaz de cruzar os desertos em alta velocidade", disse o CEO da Ford, Jim Farley. "É o verdadeiro. Não é só mudança visual e não é para todos, mas sim para as pessoas que gostam de ir para as trilhas, é o máximo. E somente a Ford poderia criar um Bronco Raptor".

O motor utilizado nesta versão mais potente do Bronco é um 3.0 V6 ElcoBoost biturbo, o que faz com que o carro consiga entregar, pelo menos, 400 cv de potência. A Ford anunciou que o motor utilizado neste carro terá uma preparação específica para o Bronco Raptor, como mudanças no sistema de exaustão e admissão, além da colocação de um novo intercooler.

A transmissão anunciada para este modelo é uma automática de 10 marchas, com trocas manuais sendo feitas pelas borboletas que são colocadas atrás do volante. A potência é direcionada através de eixos cardã maiores, conectando-se a eixos Dana melhorado compartilhados com a versão de corrida, a Bronco DR.

  • Galeria: Foto 1 de 6
    Galeria: Foto 1 de 6
  • Galeria: Foto 2 de 6
    Galeria: Foto 2 de 6
  • Galeria: Foto 3 de 6
    Galeria: Foto 3 de 6
  • Galeria: Foto 4 de 6
    Galeria: Foto 4 de 6
  • Galeria: Foto 5 de 6
    Galeria: Foto 5 de 6
  • Galeria: Foto 6 de 6
    Galeria: Foto 6 de 6

Uma outra novidade importante do modelo é as alterações que foram feitas na suspensão baseadas no carro que compete na categoria Ultra4 Racing. O modelo conta com um sistema de Suspensão de Estabilidade Off-Road de Alto Desempenho (HOSS, na sigla em ingês) que acrescenta amortecedores semi-ativos Fox similares aos da F-150 Raptor. Os sensores monitoram a altura da suspensão e as condições do terreno para ajustar as configurações do amortecedor em milissegundos.

Com isso, este novo modelo apresenta 33 centímetros de curso na suspensão dianteira e 35 cmm na traseira, com 50% a mais de rigidez tradicional. No momento da compra, os consumidores poderão escolher entre dois diferentes tipos de rodas de 17" com pneus BFGoodrich K02 de 37".

Por enquanto a montadora ainda não divulgou preços, mas nos Estados Unidos ele deve ser vendido por algo em torno dos US$ 75 mil. Não existe previsão de lançamento do carro no Brasil.