Uma liderança de 35 anos poderia provocar comodismo. Contudo, não é o que acontece existe quando o assunto é a Ford F-150. A fabricante continua promovendo melhorias na F-150, veículo mais vendido dos Estados Unidos há mais de três décadas. Só em 2016 foram 820.799 unidades emplacadas. Para uma mera comparação, esse número é maior do que a soma de todos os 11 carros mais vendidos no Brasil, no mesmo período – o Chevrolet Onix, automóvel mais vendido há dois anos, emplacou “apenas” 153.372 unidades no ano passado. As mudanças da F-150 se concentram no design, na tecnologia e nos motores. Não há nova geração, por enquanto.

Ford F-150

Na nova F-150 – apresentada no Salão de Detroit, aberto até 22 de janeiro –, as novidades começam pela carroceria. Ela tem uma combinação exclusiva de materiais resistentes à corrosão, que tornam a picape ainda mais forte. O chassi de aço e a carroceria de liga de alumínio militar de alta resistência reduzem o peso e garantem a maior capacidade de carga útil da categoria.

Ford F-150

A F-150 2018 ostenta uma aparência mais robusta. A picape estreia uma nova frente, que redesenha as linhas dessa geração, com a iluminação em forma de C levemente revista e principalmente pelas novas entradas de ar no para-choque e grade. De acordo com a marca, o desenho do novo F-150 ficou mais bruto e um pouco mais a parte vertical dianteira para melhorar sua aparência. A tampa traseira da caçamba e as lanternas também foram redesenhadas e as rodas têm seis opções de desenho, de 17 a 22 polegadas.

Ford F-150

A nova F-150 também teve avanços no quesito tecnologia, algo que era alvo de críticas frequentemente. A picape agora é equipada com piloto automático adaptativo e assistente de frenagem de emergência, para ajudar a evitar colisões. Além disso, há câmara de visão 360 ​​graus que auxilia em manobras, sistema de permanência em faixa e alerta de ponto cego com tecnologia otimizada para trailer. É também a primeira picape do segmento a oferecer sistema “auto start-stop” de série em toda a linha. Para os passageiros há um modem 4G, que cria um ponto de acesso Wi-Fi e que permite conectar até 10 dispositivos móveis ao mesmo tempo, praticamente em qualquer lugar. O sistema de áudio também foi revisto, passando a disponibilizar equalizador e melhor qualidade para os passageiros.

Ford F-150

No entanto, as mudanças mais significativas da F-150 ficam debaixo do capô.  O novo motor V6 3.3 litros com injeção direta oferece a mesma potência de 286 cv e torque 35 kgfm do V6 3.5 anterior, mas com mais eficiência. O novo 2.7 EcoBoost de segunda geração traz tecnologias avançadas de dupla entrada de admissão, injeção direta, baixo atrito interno e maior robustez para melhorar os níveis de potência, eficiência, qualidade e durabilidade. O motor V8 5.0 de aspiração natural também traz melhorias significativas para aumentar a potência e o torque. A linha conta ainda com o primeiro motor diesel oferecido na F-150, o 3.0 Power Stroke, projetado, desenvolvido para o modelo e inédito. A transmissão é automática de 10 marchas para todas as versões e motores. 

Ford F-150


Autor: Fabio Perrotta Junior (Auto Press)
Fotos: Divulgação