A Citroën revelou nesta semana o seu mais novo SUV Cupê Basalt, que está confirmado para ser lançado em diversos países da América Latina, incluindo o Brasil. O carro que foi mostrado pela montadora francesa ainda está sendo tratado como um conceito, chamado “Basalt Vision”, mas deve ser muito próximo ao modelo de produção.

Citroën apresenta novo SUV cupê Basalt

O carro será construído a partir da plataforma C-Cubed, que é a mesma que deu origem para os modelos C3 e C3 Aircross. As inspirações de design acabaram sendo, claramente, vidas do Citroën C4 X. Mas ele chega com alguns elementos diferentes para uma identidade própria.

O novo Basalt terá um para-choque frontal com a parte central pintada na cor do carro. O modelo também contará com elementos quadrados para as tomadas de ar, além de um nicho dos faróis de neblina que acabaram ficando mais marcados. Na lateral, chamam a atenção as molduras das caixas de roda com cantos vivos e pintados em preto brilhante.

Citroën apresenta novo SUV cupê Basalt

Na parte de trás, o Basalt tem um caimento que lembra os que são encontrados nos modelos de três volumes, mas que acaba criando um aerofólio integrado à tampa do porta-malas. A tampa fica mais marcada, com destaque para um vinco que integra as luzes das lanternas inéditas, que são de LED.

A montadora ainda não divulgou imagens internas do carro e nem confirmou as informações mecânicas. Mas tudo indica que ele terá motor 1.0 GSE Turbo, T200, que gera 130 cv e 20,4 kgfm, e estará sempre combinado ao câmbio CVT com simulação de sete marchas.

Ele deve ter uma significativa melhoria na lista de equipamentos quando comparado com os modelos irmãos, incluindo a presença da chave presencial, o que ainda não tinha acontecido com nenhum modelo feito com a plataforma C-Cubed.