A Chery segue anunciando lançamentos no Brasil praticamente ao mesmo tempo que os carros são lançados na China. Um exemplo disso é a Nova Geração do Chery QQ. A empresa confirmou que o carro será lançado aqui no Brasil a partir do primeiro semestre de 2014. Mas a importação seguirá apenas até 2015, porque depois disso o veículo vai ganhar produção nacional. O carro será feito na cidade de Jacareí, no interior do estado de São Paulo.

Chery QQ vai ganhar nova geração

O carro esteve presente no estande da montadora durante a última edição do Salão de Xangai. E logo de cara a nova geração do compacto acabou chamando atenção de muitas pessoas por apresentar uma boa quantidade de modificações em comparação a geração anterior do veículo. O design externo do carro e também o acamamento interno do carro conta com uma grande quantidade de novos detalhes que chamaram atenção dos visitantes do evento em Xangai. Além das modificações que já foram apresentadas neste modelo Chinês, o carro que será fabricado aqui no Brasil contará ainda com outras mudanças. Serão, aproximadamente, 150 atualizações.

Inspiração chinesa

O design da nova geração do QQ deixou de ser inspirado nos modelos vindos dos mercados automotivos mais tradicionais, como o Alemão e o Norte-americano, e passou a buscar as inspirações dentro da própria China. Muitas das novidades podem ser comparadas com outros carros que saíram do oriente e hoje conseguiram ganhar a atenção de consumidores do mundo inteiro, como o JAC J2.

Muito se falou no estande da montadora durante o Salão de Xangai, que terminou esta semana, em uma mudança de posicionamento da empresa como um todo. De acordo com as entrevistas que foram concedidas por diretores e gerentes da montadora, a busca agora é por uma identidade e também por uma independência tecnológica. Para isso, passou os últimos anos investindo pesado na sua base de construção de motores e também nas fábricas dos seus sistemas de manufatura.

Chery QQ apresentado em Xangai.

Apesar de toda esta mudança, o QQ acabou mantendo a mesma plataforma do modelo que está sendo vendido atualmente. Isso mostra que a montadora ainda está correndo contra o prejuízo em busca desta independência, o que pode causar um atraso em termos de tecnologia no lançamento de carros em segmentos que já possuem competidores consolidados.

Mesmo assim, as novas linhas no design conseguiram deixar o carro com um aspecto mais leve e moderno. Mas as mudanças que o mercado esperava eram mais significativas neste quesito em termos de nova geração. Agora, o mercado vai aguardar para saber se alguma mudança significativa no visual do carro será feito com o modelo fabricado aqui no Brasil.

Motor

A nova geração do QQ possui um motor 1.1 a gasolina de quatro cilindros, que desenvolve 68 cavalos a 6.000 rpm e tem 9,1 kgfm de torque máximo a 4.000 rpm. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora sobre o carro que será lançado aqui no Brasil, o motor será flex. Acompanha o motor um sistema de transmissão manual de cinco marchar, mas os motoristas poderão optar por uma versão automática de cinco marchas.

De acordo com os testes que foram feitos com o carro, o modelo realmente não decepciona para um carro motor 1.1. Trata-se de um carro acima de tudo para movimentação na cidade, ou seja, não é um carro feito para altas velocidades. Aliás, alguns testes feitos em relação ao sistema de estabilidade do veículo demonstra que as pessoas devem tomar cuidado quando se exige demais do motor, acima dos 100 Km/h.

Novo Chery QQ vai chegar ao Brasil

Espaço

Algumas mudanças também podem ser notadas em termos de espaço interno do veículo. O motorista não vai sentir muitas diferenças, as os passageiros que ficam na parte de trás do carro realmente ganharam mais espaço e conforto. Mesmo assim, o carro continua acomodando bem apenas quatro pessoas.

Mas este espaço extra para as pernas dos passageiros que estão na parte de trás do carro acabou tirando um pouco do espaço do porta-malas, já que o veículo não aumentou de tamanho.

Itens

De acordo com a montadora, o modelo que será importado para o Brasil possui ar-condicionado, direção hidráulica, freios ABS, airbags, vidros, travas e espelhos com acionamento elétricos, regulagem de altura do farol, brake light, alarme antifurto, travamento de portas à distância, fechamento automático dos vidros, luzes de neblina dianteira e traseira, CD player MP3 com entrada USB, entre outros itens.