A Citroën divulgou nesta semana o nome oficial do seu novo SUV compacto brasileiro, que deve ser o principal lançamento da marca no Brasil neste ano. Será o C3 Aicross, derivado direto da geração mais recente do C3. A montadora confirmou também que o lançamento oficial do carro para o público e para a imprensa está marcado para a próxima semana.

C3 Aircross será nome do novo SUV brasileiro da Citroën

Este nome já foi utilizado anteriormente por outro crossover produzido na unidade de Porto Real, no Rio de Janeiro, e segue basicamente o padrão da nomenclatura da Citroën para os seus modelos de SUVs. Junto com o nome, também foi divulgada a primeira foto oficial do carro.

Em relação ao conjunto mecânico, o novo modelo terá a mesma base CMP do modelo compacto. Mas o SUV terá uma estrutura com um comprimento alongado para abrir espaço extra para os 7 ocupantes e bagagem. Já em termos de portes, o modelo será mais robusto, com 4,20 metros de comprimento. Para efeito de comparação, o C3 mede cerca de 3,98 metros.

C3 Aircross será nome do nome SUV brasileiro da Citroën

O design geral também vai seguir a mesma linha, mas com alguns elementos diferenciando ambos para que ele tenha personalidade. Ele conta com para-choques próprios, rodas com desenho único, portas traseiras maiores (pensadas para facilitar o acesso aos bancos extras) e novas colunas C e D. Haverá ainda janela vigia traseira (ausente no C3 hatchback) e a antena de rádio será deslocada para a parte traseira nas versões mais caras.

Em relação ao conjunto mecânico, o carro deve adorar os motores 1.6 aspirado e 1.0 turbo da Stellantis, além de câmbios manual ou automático. A tração será sempre dianteira. Mas estas informações sobre as versões do carro ainda devem ser confirmadas na próxima semana.