A BMW apresentou oficialmente nova geração do X1, que vai fazer a sua estreia na linha 2023. O carro terá um visual inédito, com uma série de mudanças importantes que foram feitas em comparação com a geração anterior. Além disso, o carro terá mais tecnologia embarcada e uma transmissão e dupla embreagem de série, combinada ao sistema de tração integral xDrive.

BMW confirma novo X1 2023 com design inédito e versão elétrica

Em relação ao seu design, a parte da frente foi bastante alterada, com uma grade um pouco maior e quase quadrada, além de um par de faróis mais largos. Os modelos contarão com luzes full-LED tanto para os faróis quanto para as lanternas. Já na parte de trás, o carro contará com uma janela mais estreita, com arcos de rodas alargados que criam um efeito visual para deixar o carro um pouco maior do que ele é.

Por dentro, a grande novidade fica por conta da atualização da central multimídia BMW iDrive 8, que vem com um par de telas - um painel de instrumentos digital de 10,25" e uma tela central de 10,7" - alojado sob uma única peça de vidro. Abaixo dele, há uma grande saída de ar, espaço para dois porta-copos e área para um smartphone com um carregador sem fio.

Um dos opcionais permite que os motoristas instalem no seu veículo um sistema de som premium Harman Kardon de 205 watts com 12 alto-falantes e tweeters integrados ao acabamento da porta. Há também uma câmera voltada para o interior que permite tirar fotos e enviá-las para o seu smartphone e também verificar o interior do carro através do My BMW App.

  • Galeria: Foto 1 de 4
    Galeria: Foto 1 de 4
  • Galeria: Foto 2 de 4
    Galeria: Foto 2 de 4
  • Galeria: Foto 3 de 4
    Galeria: Foto 3 de 4
  • Galeria: Foto 4 de 4
    Galeria: Foto 4 de 4

Na Europa, o novo X1 será lançado em quatro versões, sendo dois motores a gasolina e dois a diesel. Todas as versões contarão com transmissão automatizada Steptronic de dupla embreagem e 7 marchas. A versão de entrada contará com um motor 1.499 cc de 136 cv de potência e 23,4 kgfm de torque, com velocidade máxima de 208 km/h. Já a mais potente terá um motor 1.995 cc com 197 cv de potência, 40,8 kgfm de torque e 225 km/h de velocidade máxima.

Logo na sequência, a BMX vai lançar a versão elétrica Ix1, que contará com um motor elétrico em cada eixo e potência total de 313 cv de potência.

O lançamento oficial do novo X1 está previsto para outubro na Europa, com preços a partir de 41.400 euros (R$ 210.397) para a versão de entrada a combustão e 55.000 euros (R$ 279.513) para a versão elétrica. No Brasil, o modelo deve chegar apenas no ano que vem.