A Aston Martin divulgou imagens e as primeiras informações oficiais do seu novo carro conceito, o DBR22, que deve ser oficialmente apresentado durante a feira Monterey Car WeeK. O modelo de veículo foi construído como um conversível que serve também como um estudo de design. O modelo também é comemorativo aos 10 anos da divisão Q by Aston Martin, que faz veículos personalizados.

Aston Martin apresenta carro conceito com motor V12 e peças feitas em impressora 3D

O carro mostrado através das imagens tem sua cabine aberta e apenas dois lugares disponíveis. A inspiração do design acaba vindo diretamente de modelos como DBR1 e DB3S. Um dos diferenciais é o subchassi traseiro do modelo, que foi criado a partir de uma impressora 3D a partir de uma nova técnica desenvolvida pela montadora. Todas as peças dessa parte do carro foram impressas em alumínio.

Aston Martin apresenta carro conceito com motor V12 e peças feitas em impressora 3D

O painel conta com o mínimo possível de elementos. A parte da frente conta com uma grade feita com partes de fibra de carbono e uma passagem de ar em forma de ferradura que ajuda a ventilar o motor V12. O modelo também conta com uma lanterna bem fina percorrendo toda a traseira, que tem um painel perfurado. Logo abaixo está um difusor integrado e duas saídas redondas de escapamento no centro. Ainda conta com rodas de 21 polegadas com parafuso central. Por dentro, a Q adicionou couro e assentos de fibra de carbono.

Aston Martin apresenta carro conceito com motor V12 e peças feitas em impressora 3D

Mesmo sendo um modelo de carro apresentado como conceito, ele já conta com um motor de produção real, um 5.2 V12 biturbo com uma calibração específica. De acordo com os dados oficiais divulgados pela marca, o motor combinado com a transmissão automática de 8 marchas oferece 705 cv e 76,8 kgfm de torque. O carro vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos.

A intenção da marca é que este conceito se torne um modelo de produção, mas que terá uma tiragem limitada com apenas 10 unidades sendo fabricadas. O preço de cada uma delas deve ficar em torno de 1,5 milhões de libras, cerca de R$ 9,3 milhões.