A prefeitura de São Paulo fez na última segunda-feira, dia 18, a entrega de 50 novos ônibus elétricos movidos a bateria que já devem começar a circular pela cidade. De acordo com o anúncio feito pelo município, a entrega faz parte do plano de transição energética da capital paulista, prevista em lei, e que tem como meta eletrificar pelo menos 20% da frota municipal até 2024.

São Paulo recebe frota com 50 novos ônibus elétrico

Os veículos que fazem parte deste lote foram todos fabricados nacionalmente, pela empresa Eletra, contando com bateiras WEG e carroceria Caio. Os modelos possuem variantes de 12,5 metros, 15 metros e super articulados e estão sendo entregues para as operadoras Ambiental, Transwolff e Transppass e Campo Belo.

O compromisso que foi assumido pela prefeitura da cidade de São Paulo é de eletrificar pelo menos % da frota de ônibus da capital até 2024, o que equivale a cerca de 2.600 ônibus elétricos em circulação na maior cidade do país em pouco mais de um ano. Essa aquisição de novos veículos elétricos também está vinculado as metas de descarbonização e transição energética da frota de ônibus a diesel para ônibus de baixa emissão de poluentes fixadas pela Lei 16.802.

São Paulo recebe frota com 50 novos ônibus elétrico

A prefeitura também deu mais detalhes de como vai funcionar a infraestrutura que vai permitir com que estes ônibus elétricos circulem pela cidade. Os serviços de mobilidade elétrica ficarão a cargo da Enel X, que incluem a infraestrutura de recarga a ser instalada nas garagens das operadoras, carregadores produzidos pela empresa e toda a tecnologia por trás das soluções para o suporte ao monitoramento da operação destes ônibus.