Às vezes, as vendas de produtos automotivos são motivadas pela expansão da economia. Outras vezes, são as mudanças na legislação que geram novas oportunidades de negócios para os fabricantes do setor. É o caso dos novos chassis de ônibus rodoviários O 500 RSDD 8x2 de 15 metros, da Mercedes-Benz, indicados para as configurações Double Decker (ônibus de dois pisos com assentos para passageiros) e High Decker (piso superior com os assentos e piso inferior exclusivo para bagagens), normalmente utilizados para linhas regulares de mais de 400 km e para turismo de luxo. Novas leis no transporte rodoviário brasileiro estão embalando a produção do modelo. A Viação Águia Branca, do Espírito Santo, acaba de adquirir 12 unidades. E a Viação Garcia, do Paraná, encomendou outras 12. E a expectativa da marca alemã – maior fabricante de chassis de ônibus do Brasil e líder histórica e destacada nas vendas – é que os chassis 8x2 cresçam de 3% para 15% de participação no segmento de transporte coletivo rodoviário no Brasil.

Ônibus O 500 RSDD 8x2 de 15 metros

Desde que a legislação aprovou o aumento com comprimento dos chassis de ônibus rodoviários 8x2 de 14 metros para 15 metros e ampliou em uma tonelada nos eixos dianteiros e uma tonelada nos eixos traseiros sua capacidade máxima de carga, o modelo passou a ser visto como uma boa alternativa para os empresários do setor, que terão de equilibrar em suas planilhas as novas gratuidades previstas em leis recentes. Além de cotas de lugares gratuitos para idosos, crianças e deficientes físicos, cada ônibus rodoviário terá de disponibilizar também dois lugares gratuitos para jovens de baixa renda de 15 a 29 anos, além de oferecer outros dois lugares com 50% de desconto para esse mesmo público. Nesse contexto, aumentar a quantidade de assentos disponíveis nos ônibus rodoviários passou a ser uma prioridade dos empresários do setor para preservar a rentabilidade. E o aumento do comprimento máximo dos chassis 8x2 de 14 metros para 15 metros e a ampliação da capacidade de carga em cada eixo permite transportar mais 4 passageiros no piso inferior e outros 4 no piso superior.

Ônibus O 500 RSDD 8x2 de 15 metros

Além das novas gratuidades, outras alterações recentes nas legislações estimularam a indústria de ônibus rodoviários como um todo. A idade média autorizada das linhas rodoviárias caiu para 5 anos e a idade máxima dos ônibus foi reduzida para dez anos, o que forçou uma renovação das frotas das empresas do setor. E todos os ônibus rodoviários encarroçados a partir de 1 de julho de 2017 deverão obrigatoriamente oferecer plataforma elevatória para facilitar o acesso de deficientes físicos – o que deve gerar uma antecipação das vendas no setor, para atender empresas que pretendem escapar dos custos do novo equipamento. A previsão é que 1.400 unidades de ônibus rodoviários sejam comercializadas no Brasil em 2017 e somente a Mercedes-Benz vendeu 450 chassis rodoviários no primeiro trimestre do ano.

Ônibus O 500 RSDD 8x2 de 15 metros

A grande novidade da linha de ônibus rodoviários da Mercedes-Benz é o chassi O 500 RSDD 8x2 de 15 metros – ele já era oferecido ao mercado para carroçaria de até 14 metros. “Essa versão do O 500 RSDD deverá estimular as vendas de ônibus 8x2 com carroçarias Double Decker e High Decker, atendendo a uma demanda das empresas do setor, que ganham maior número de assentos e podem garantir as gratuidades de passagens previstas em lei, alcançando assim os resultados operacionais esperados”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Na versão Double Decker, por exemplo, são até 52 poltronas do tipo convencional no piso superior e até 16 poltronas do tipo semileito no piso inferior, o que aumenta a satisfação dos usuários, otimiza o uso do veículo e a aumenta rentabilidade do negócio”, explica Walter. Outra importante vantagem é que a carroçaria Double Decker pode dispensar a necessidade de instalação de elevador para cadeirantes, que podem ser acomodados no piso inferior, dependendo do projeto de cada encarroçador. Isso facilita o embarque e desembarque, com a entrada praticamente em nível com a plataforma ou com a calçada.

Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil

Segundo a Mercedes-Benz, o O 500 RSDD 8x2 facilita e otimiza o encarroçamento, que é feito por empresas especializadas do setor. O veículo sai de fábrica com entre-eixos de 3.000 mm, chamado de “buggy”, já preparado para o alongamento do chassi na encarroçadora e para a montagem da carroçaria, de acordo com a escolha do cliente. O RSDD oferece a configuração Low Driver na parte frontal do veículo. Isso permite o rebaixamento do posto do motorista, quando esse for o tipo de carroçaria escolhida, agilizando a montagem.

Ônibus O 500 RSDD 8x2 de 15 metros

O chassi O 500 RSDD 2741 8x2 da Mercedes-Benz foi dimensionado para 27 toneladas de PBT – peso bruto total. O segundo eixo dianteiro direcional é uma exclusividade do chassi O 500 RSDD 8x2 na América Latina e foi totalmente concebido pelas equipes do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil, na cidade paulista de São Bernardo do Campo. Ele permite melhor dirigibilidade e facilita as manobras, contribuindo para mais estabilidade, conforto e segurança na condução do veículo. O sistema de suspensão eletrônica ECAS permite elevação e rebaixamento da carroçaria, para facilitar o embarque e o desembarque de passageiros. Além disso, o modelo conta com um sistema anti-tombamento em manobras, com realinhamento automático da altura da suspensão acima da velocidade de 5 km/h.

O 500 RSDD 8x2 vem com um motor eletrônico OM 457 LA de 6 cilindros e 12 litros. Sua potência é de 408 cv a 2.000 rpm, com torque de 193,5 kgfm. O câmbio automatizado GO 240 tem 8 marchas sincronizadas, permite a utilização no modo de condução automatizado ou manual e o conjunto foi configurado para proporcionar melhores arrancadas e retomadas de velocidade. Baixo consumo de combustível e reduzido nível de emissão de poluentes, especialmente de material particulado, são outros benefícios desse trem de força, segundo a engenharia da Mercedes-Benz.


Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Divulgação