A busca por um transporte público que ofereça um serviço ágil, com conforto e inclusão. Esse foi o tema do Iveco Bus Experience, um encontro promovido no dia 7 de novembro pela marca italiana em sua fábrica brasileira, que fica na cidade mineira de Sete Lagoas. O evento reuniu engenheiros e executivos da empresa, estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais, além de representantes de fabricantes de carrocerias para ônibus e membros de órgãos gestores do setor de transporte coletivo, que debateram e apresentaram propostas sobre como serão os ônibus em 2030. Os alunos do curso de Design da UFMG que encabeçam o workshop “Próxima Parada 2030 – o Futuro já Começou”, com o objetivo de desenvolver soluções para o acesso aos usuários de veículos de transporte público coletivo rodoviário, incluindo pessoas com mobilidade reduzida. “Sob uma abordagem sustentável, relacionada ao bem-estar dos usuários, observamos a necessidade do desenvolvimento de novas exigências que atendam uma população cada vez mais idosa e com indivíduos que possuem dificuldades de locomoção”, explica Gustavo Serizawa, gerente de Marketing da Iveco Bus. A acessibilidade é também o foco do veículo conceito Daily Life, que a Iveco apresentou no evento.

Iveco Bus Experience

Na mesma linha que marca alguns dos lançamentos recentes da Iveco – como a van Daily Elevittá, o ônibus escolar Grand Class e o micro-ônibus SoulClass –, a van Daily Life aprofunda ainda mais o conceito de inclusão. A lógica do Daily Life é que, se o passageiro com mobilidade reduzida conquistou o direito de utilizar o mesmo transporte que as outras pessoas, o mesmo se aplica também ao motorista que possui alguma limitação de locomoção e busca uma oportunidade de trabalho. O modelo estende a acessibilidade não apenas para os passageiros, mas também para o profissional de transporte – um motorista cadeirante tem condições facilitadas de embarcar e desembarcar. O veículo utiliza a base da linha Daily Minibus e incorpora um dispositivo de poltrona móvel, desenvolvido pela empresa gaúcha Elevittá, que projeta a poltrona do motorista do lado de fora do veículo e retorna com o motorista para a posição em frente à direção. A Kivi Brasil implementou o conceito com dispositivos auxiliares de condução para pessoas com deficiência nos membros inferiores. “Nosso time se antecipou à demanda do mercado e coloca à disposição mais um veículo que engloba tecnologia, inclusão e acessibilidade”, pondera Humberto Spinetti, diretor de negócios da Iveco Bus para a América Latina.

Iveco Bus Experience

Desenvolvido no complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas, o Daily Life conta com 18 lugares, incluindo até três passageiros com mobilidade reduzida, além do motorista que também pode ser cadeirante. “Esse é um veículo que realmente qualquer um pode dirigir. Um conjunto confiável, que proporciona rentabilidade ao operador, e componentes que promovem inclusão de passageiros e motoristas. Essa é a receita para nos posicionarmos entre os principais players do setor no país”, acredita Gustavo Serizawa, que comemora o bom ano que a marca teve em 2017. A Iveco alcançou a vice-liderança no mercado brasileiro por dois meses consecutivos e lançou produtos como o SoulClass. Também equipado com dispositivo de poltrona móvel da Elevittá, tornou-se o primeiro micro-ônibus acessível para pessoas com dificuldades de locomoção do Brasil.

Iveco Bus Experience

O motor F1C da FPT Industrial foi escolhido para equipar o Daily Life. Presente em toda a linha Daily, além dos micro-ônibus baseados no chassi 70C17, o propulsor 3.0 16V tem quatro cilindros em linha, turbo de duplo estágio, injeção eletrônica do tipo Common Rail e desenvolve 170 cv de potência máxima a 3.500 rpm e está disponível com duas variações de torque máximo: 40,8 kgfm a 1.250 rpm e 45,9 kgfm a 1.400 rpm, este último nos micro-ônibus. A motorização conta com a tecnologia EGR, que reduz a emissão de NOx (Óxidos de Nitrogênio) por meio da recirculação de gases de escape e que dispensa o uso do agente Arla 32 no catalisador. Segundo a Iveco, o F1C garante a melhor performance do veículo aliada aos menores custos de manutenção e ao baixo consumo de combustível, tornando-se ideal para aplicações urbanas e intermunicipais.

Iveco Bus Experience

O Daily Life é equipado com ar-condicionado duplo para motorista e passageiros, computador de bordo, piloto automático, ABS (sistema antibloqueio de freios) + EBD (distribuição eletrônica de frenagem); CD player/MP3 com alto-falantes, airbag frontal, trio elétrico e teto alto. O bagageiro traseiro do conceito é o mesmo disponível na versão do Daily Minibus Turismo, que proporciona grande capacidade de bagagem e permite o transporte de bengalas, muletas, andadores dobráveis e cadeiras de rodas.

Iveco Bus Experience


Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Divulgação