A Volvo confirmou nesta semana, através de um comunicado, que vai deixar de produzir todos os modelos de veículos equipados com motores que são movidos a diesel. De acordo com as informações que constam na nota, o principal objetivo da marca agora será focar na produção de veículos eletrificados, que reduzam a emissão de poluentes.

Volvo vai parar de produzir carros a diesel em 2024

A nota foi emitida em um momento propício, durante a Semana do Clima de Nova York. “Daqui a alguns meses, o último carro Volvo movido a diesel terá sido construído, tornando a empresa uma das primeiras fabricantes de automóveis a dar este passo”, declarou a empresa.

Até o ano de 2019, a grande maioria dos carros fabricados pela Volvo tinham um conjunto mecânico com motor movido a diesel. Nesta época, os modelos eletrificados (não apenas os elétricos puros, mas também os híbridos), representam uma fatia muito pequena das vendas da montadora como um todo. Hoje, a realidade da empresa e do mercado como um todo mudou completamente.

Volvo vai parar de produzir carros a diesel em 2024

Dentre os principais motivos que levaram para essa direção, a marca citou a mudança na demanda do mercado, as regulamentações de emissões mais rigorosas e seu foco na eletrificação como as principais razões que aceleraram a decisão. Embora os motores diesel emitam menos CO2 em comparação com os motores a gasolina, são responsáveis por emitir mais óxido de azoto (NOx) - o que tem efeito bastante negativo na qualidade do ar.

Até o ano de 2030 a Volvo pretende lançar novos carros apenas com um conjunto mecânico elétrico. Já até o ano de 2040 a montadora quer atingir a neutralidade em carbono, compensando as emissões de todo o ciclo de produção e uso dos seus veículos.

Ainda neste campo, o CEO Jim Rowan afirmou: “Os motores elétricos são o nosso futuro e são superiores aos motores de combustão: geram menos ruído, menos vibração, menos custos de manutenção para os nossos clientes e zero emissões".