A Volvo divulgou nesta quinta-feira, dia 24, um teaser apresentando aquela que será a primeira minivan da marca, chamada EM90 2024. A apresentação oficial do modelo, que está sendo descrito pela própria empresa como “uma sala de estar escandinava em movimento”, deve acontecer em novembro.

Volvo divulga teaser da sua primeira minivan, a EM90 2024

O foco no lançamento deve ser o mercado chinês, país no qual são vendidos diversos modelos de minivans, contando com exemplares de marcas de luxo ocidentais, como Lexus e Buick.

Pelas imagens que foram apresentadas no teaser, o modelo EM90 terá como um dos seus principais destaques o teto solar panorâmico, que deve ser acessado inclusive para os ocupantes do banco traseiro. O modelo também conta com portas corrediças com aberturas em ambos os lados da carroceria.

Já de acordo com as imagens que foram apresentadas da parte de dentro do carro, o modelo terá três fileiras de assentos e espaço interno farto. Em vídeo, é possível notar o acabamento claro e revestimento com materiais de qualidade premium.

Volvo divulga teaser da sua primeira minivan, a EM90 2024

Por enquanto ainda não foram divulgados detalhes mecânicos e nem em relação aos itens que serão disponibilizados. Mas tudo indica que boa parte destas características devem ser semelhantes ao modelo Zeekr 009, já vendido na China.

Com isso, o carro deve ter uma estrutura parecida em termos de tamanho. A Zeekr 009 conta com 5.209 milímetros de comprimento, 2.024 mm de largura e 1.867 mm de altura, além do enorme entre-eixos de 3.205 mm. Na China, a 009 é vendida com bancos nas configurações 2+2+2 ou 2+2 e pesa 2.830 quilos. A plataforma SEA é a mesma usada por Lotus Eletre e Polestar 5.

Já em relação ao conjunto mecânico, o modelo pode ter algo parecido com o conjunto de propulsores duplos da 009, que entregam uma potencia combinada de 534 cv.