A Volkswagen anunciou nesta semana a paralisação das fábricas em Zwickau e Dresden. Com isso, a montadora está deixando de disponibilizar no mercado cerca de 5 mil carros, sendo todos eles elétricos, em virtude da falta de semicondutores. A paralisação deve acontecer pelo menos ao longo de toda essa semana, atingindo marcas como Volkswagen, Audi e Cupra.

Volkswagen suspende produção de carros elétricos

As duas fábricas estão localizadas na Saxônia, estado da parte leste da Alemanha. Como a quarta-feira desta semana é um feriado local (Day of Prayer and Repentance  - Dia de Oração Arrependimento), serão quatro dias de paralisação das atividades da fábrica.

Até o momento, a fábrica em Dresden tinha sido pouco afetada pela crise dos semicondutores, já que a montadora já tinha iniciado uma estratégia para remanejar as peças para as fábricas dos carros elétricos. A fábrica somente de carros elétricos em Zwickau produz cerca de 1.200 veículos por dia, incluindo o VW ID.3 e ID.4, o Audi Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback, e o Cupra Born.

Volkswagen suspende produção de carros elétricos

Com essa medida, a montadora também já está se preparando para comunicar os clientes de atrasos nas entregas futuras de alguns modelos. Além de Zwickau e Dresden, a fábrica de motores de combustão interna Chemnitz da Volkswagen Saxônia também está fechada nesta semana. No entanto, a produção de carrocerias para o Bentley Bentayga e Lamborghini Urus continuará como de costume em Zwickau.

Por enquanto, até o momento a crise dos semicondutores ainda não tem previsão de terminar e deve afetar ainda uma série de outras fabricantes. Diversas montadoras já tiveram suas atividades de produção prejudicadas, como a Ford, que já teve que realizar diversas paralisações na Europa.