A Volkswagen acabou de fazer uma afirmação que irá mexer com as pessoas que amam carros, em todo o Brasil. Após mais de seis décadas de fabricação, a famosa Kombi deixará de ser produzida, já no ano de 2014.

Certamente tal decisão da empresa se deve ao fato de que, com o passar do tempo, a Kombi ter virado uma verdadeira peça de museu, só que fabricada em pleno século XXI. Tal problema foi gerado devido ao impasse da montadora, que não conseguia encontrar uma forma de modernizar o carro, alinhando-o aos novos tempos. Sequer haveria alguma forma de colocar itens de segurança mais básicos como ABS e air bags – e a partir de 2015, todos os carros deverão vir equipados, de fábrica com todo esse aparato, por força de lei federal.

Volkswagen Kombi Fim

Devemos sempre ressaltar que, em todo o mundo, o Brasil é o único local onde esse modelo ainda é fabricado, a partir do ano de 1996. O único mercado que importa Kombis brasileiras é a Inglaterra.

Mesmo que penalizado, o público não deve achar que a Volks fez “corpo mole” para deixar a Kombi de lado em definitivo. Muito pelo contrário, houve investimento de tempo e dinheiro, mas foi chegada a hora do simpático veículo de transporte coletivo. Inclusive a marca chegou até a convocar um dos especialistas em engenharia mais famosos da Alemanha – Dietmar Schmitz – que era diretor de desenvolvimento de carros comerciais da VW, com a finalidade de encontrar uma forma de inserir airbags e ABS.

Ao receber a demanda Schmitz ficou surpreso e declarou que esse era o pedido mais esdrúxulo com o qual ele já havia lidado. De qualquer modo, após se empenhar na missão, não obteve sucesso muito em parte porque ele precisaria de um compartimento no eixo frontal, para que os sensores estivessem bem colocados, de modo a que fosse disparado no momento de uma possível colisão. Porém, isso não foi mesmo possível.

Volkswagen Kombi

Essas dificuldades todas estão presentes ao longo dos 62 anos da Kombi – completados em 2013.  No ano de 1997 teve de se adaptar à injeção eletrônica – desde que a legislação ambiental mudou em nosso país. Mais tarde, em 2006 – enquanto ainda era o último modelo do mundo ainda contendo motor refrigerado a ar – modificou-se passando à refrigeração com água.

Mesmo com todos os boatos e indícios, em caráter oficial, a Volkswagen ainda declara que “não há nenhuma definição sobre o assunto e que a Kombi continua a ser produzida normalmente”. É aguardar para ver!