As vendas dos carros elétricos e híbridos no mercado brasileiro seguem em alta. De acordo com os dados que foram divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), janeiro quebrou mais um recorde, se consolidando como o melhor janeiro da história e o 2º melhor mês de todos.

Vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil batem recordes em janeiro

Os números consolidados indicam que foram emplacados 12.026 veículos eletrificados (elétricos e híbridos) no país. Estes números de vendas representam um aumento de 167% quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Já quando comparado com o mês de dezembro, houve uma queda de 26% nas vendas, o que acaba sendo normal quando o primeiro mês do ano é comparado com o último do ano anterior.

Dentre os modelos de carros eletrificados vendidos no mercado brasileiro, os movidos a bateria (BEV) acabaram assumindo a liderança, com 4.358 emplacamentos, ou 36% do total - na comparação com janeiro de 2023 (755) o crescimento dos elétricos a bateria foi de impressionantes 477%.

Outra categoria dentro do segmento é formada pelos híbridos plug-in (PHEV), que ficou em 2º lugar, com 3.910 unidades vendidas, um crescimento de 139% sobre janeiro de 2023 (1.637), com uma participação de 32,5% sobre as vendas totais de eletrificados no mês.

Vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil batem recordes em janeiro

Ambas as categorias, BEV+PHEV, representam 68,5% das vendas totais do segmento de eletrificados no mês (12.026), consolidando uma tendência de mercado registrada ao longo de 2023.

Já os carros híbridos convencionais (não plug-in) totalizaram 3.758 emplacamentos em janeiro, sendo 1.593 HEV flex, 1.261 HEV a gasolina e 904 MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), ou 31% do total de eletrificados.

No ranking das montadora, a BYD aparece em primeiro lugar nas vendas de eletrificados no Brasil, seguido pela GWM e pela Toyota.