Parece que as pessoas que desejam colocar na garagem o novo Toyota Land Cruiser terão que ter uma grande dose de paciência. De acordo com as informações que foram confirmadas no site oficial da montadora no Japão, a fila de espera para receber o carro 0km pode chegar até 4 manos.

Toyota Land Cruiser têm fila de espera de quatro anos

O prazo muito acima do que pode ser esperado para um veículo novo foi até motivo de um comunicado oficial da empresa colocado no seu site japonês. No texto, a montadora está pedindo sinceras desculpas pelo fato de o Land Cruiser ter sido muito bem recebido não apenas no Japão, mas também em todo o mundo” e que “espera-se que demore muito tempo para entregá-lo após o recebimento do pedido”.

O comunicado segue afirmando que a previsão que estava valendo no dia 19 de janeiro para encomendas era de cerca de quatro anos.

São diversos os fatores que acabaram contribuindo para que a fila de espera chegasse neste tempo surreal. Antes de mais nada, o modelo foi considerado como um grande sucesso, bem recebido no mudo afora, com os pedidos de reserva ultrapassaram em 400% a expectativa da marca.

Toyota Land Cruiser têm fila de espera de quatro anos

Além disso, pesou muito o fato da crise global de componentes, além dos efeitos da pandemia da Covid-19. No começo da produção do Land Cruiser, a linha de produção acabou praticamente sendo fechada ao longo de um mês em virtude de um surto de contaminação do Covid-19 entre os funcionários.

Além da fila de espera, toda essa crise vai fazer com que os preços subam bastante nas próximas semanas. Já tentando se precaver contra isso, a montadora já tinha estabelecido algumas regras de comercialização deste modelo, proibindo a revenda do SUV durante um período de 12 meses.