Os carros da categoria SUVs seguem dominando o mercado mundial, e o seu sucesso também pode ser percebido em terras brasileiras. Com a divulgação dos resultados relacionados a venda de carros no Brasil durante o ano de 2018, é possível afirmar que a categoria está deixando as outras comendo poeira.

SUV representa cerca 25% dos carros vendidos no Brasil

De acordo com os números, 1 em cada 4 veículos que foram comercializados novos no Brasil ano passado eram da categoria SUV. Isso comprova a tese de que o estilo já não pode ser chamado apenas como uma moda passageira e surgiu realmente para ficar. A categoria perde apenas para os hatches pequenos, mas a diferença entre as duas segue caindo ao longo dos anos.

Dos 2,1 milhões de automóveis vendidos no ano que terminou, pouco mais de 500 mil foram SUVs, ou 24,4% do total. E a participação do segmento no total de vendas automotivas vem crescendo consideravelmente nos últimos 5 anos. Em 2014 era de 10,8%, passando para 14,8% em 2015, 18% em 2016, 22,3% em 2017 e chegando aos 24,4% no ano passado.

O Jeep Compass, de porte médio, foi o utilitário esportivo mais vendido do tipo no Brasil em 2018, com 60,2 mil unidades. É mais do que qualquer sedã vendido no país, com exceção do Chevrolet Prisma. Depois do Compass, a briga pela liderença entre os SUVs compactos foi disputada por quatro modelos, com menos de 3 mil unidades separando-os.

SUV representa cerca 25% dos carros vendidos no Brasil

Hyundai Creta (48,9 mil unidades em 2018), Honda HR-V (47,9 mil), Nissan Kicks (46,8 mil) e Jeep Renegade (46,3 mil) disputaram cliente por cliente, e prometem reeditar o confronto em 2019.

Os especialistas afirmam que o crescimento dos veículos do tipo SUV nas vendas totais de carros acaba sendo reflexo imediato da mudança de comportamento do consumidor, que está deixando de lado categorias mais clássicas, como sedans e hatches, principalmente os médios, que acabam disputando mercado, pelo preço, com a grande maioria dos SUVs.