O grupo Stellantis, dono de marcas como a Fiat, deve começar a fabricar modelos de carros chineses na Europa. De acordo com uma declaração feita pelo CEO da empresa, Carlos Tavares, os executivos estão atualmente considerando levar projetos da marca chinesa Leapmotor para a fábrica da Fiat em Turim-Mirafiori.

Stellantis deve se tornar fabricante de carros elétricos de marca chinesas

A produção dos carros seria um dos resultados obtidos a partir de um acordo de cooperação que foi assinado em outubro do ano passado entre a Stellantis e a Leapmotor. "Se tivermos a oportunidade, porque faria sentido do ponto de vista econômico, então é claro que produziríamos veículos Leapmotor na Itália”, declarou Tavares.

Levantamento feito pela imprensa italiana indica que até 150.000 carros elétricos acessíveis da Leapmotor poderiam ser produzidos para o mercado europeu em Mirafiori a partir de 2026 ou 2027.  A planta é considerada como uma das mais antigas do grupo, tendo sido inaugurada no ano de 1937.

Stellantis deve se tornar fabricante de carros elétricos de marca chinesas

Dentre os carros atualmente que estão sendo produzidos nesta fábrica estão o Maserati Levante e o Fiat 500e. Mas apenas 9 mil unidades do Maserati acabaram sendo feitas na fábrica no ano passado, e 77 mil unidades do Fiat 500e foram construídas na linha de produção.

Para os próximos anos, o planejamento indica realmente que a linha de produção de Turim-Mirafiori ficará mesmo ociosa. A partir do ano de 2026 o 500 elétrico não será mais produzido neste espaço. A capacidade desta linha de produção, que é 80 mil unidades por ano, deve ser ocupada, em boa parte, com os carros chineses.

E existem até mesmo alguns indícios de qual seria o primeiro modelo fabricado na Europa: o SUV médio C10 ou ainda o subcompacto T03.