A Renault apresentou nesta semana um novo SUV que será lançado, neste primeiro momento, no mercado europeu. O Symbioz 2024 foi construído sobre a plataforma CMF-B e pode acabar sendo interessante para o mercado brasileiro. Algumas escolhas visuais e mecânicas podem acabar sendo replicadas em um futuro modelo que será lançado por aqui.

Renault revela novo SUV Symbioz 2024 para Europa

O design acaba lembrando, em muitos detalhes, o Captur que é vendido na Europa, como a grade e o modelo de faróis que são praticamente idênticos. Mas uma mudança que foi feita é a linha do teto na parte de trás, que acaba fazendo com que este SUV ganhe uma silhueta a um pouco mais próxima da de um cupê.

Um outro diferencial deste carro é o espaço interno que ele oferece, que deve ser maior do que alguns dos seus concorrentes. O porta-malas conta com 629 litros de espaço quando o banco traseiro é ajustado para frente. Já na configuração normal, o espaço é de 492 litros.

Além disso, internamente, o carro oferece 24,7 litros de espaço em porta-trecos no lado do passageiro, incluindo 7 litros apenas para o porta-luvas.

Renault revela novo SUV Symbioz 2024 para Europa

O carro oferece dois plugues USB-C na frente e mais dois na traseira para ampliar suas opções de conectividade. No acabamento mais completo, o carro também terá um carregador de smartpthone por indução vai ser incluído como item de série. O carro também será lançado com o AmpliSky, um teto-solar sem cortina com sistema ativo que se torna opaco em segmentos conforme a vontade do motorista.

Em relação ao conjunto mecânico, o novo Symbioz com uma opção mecânica E-Tech Full Hybrid, híbrida convencional, com uma potência total de 145 cv. Ela combina dois motores elétricos (motor principal de 36 kW com um gerador de partida de alta tensão (HSG) de 18 kW) e um motor a gasolina de quatro cilindros 1.6 de 94 cv com uma bateria de 1,2 kWh.

Acompanhado de um câmbio Intelligent Multimode sem embreagem, que tem quatro marchas para o motor a gasolina e duas para o acionamento elétrico principal.