A Petrobras confirmou mais uma alta nos preços da gasolina para as refinarias brasileiras. De acordo com as informações que foram publicadas nesta quinta-feira pela estatal, o aumento será de 1,9%, repassado diretamente para os postos de combustíveis que vendem o produto para o consumidor final.

Petrobras anuncia novo aumento nos preços da gasolina

O aumento terá validade a partir da próxima sexta-feira, dia 24 de novembro. Este foi o segundo aumento anunciado essa semana, uma vez que a Petrobras já havia confirmado um aumento de 5,1% ontem, quarta-feira, e que começou a vigorar a partir de hoje.

O preço da gasolina que é cobrado nas refinarias é o que precisa ser pago pelas distribuidoras. Lembrando sempre que os postos de combustíveis não possuem obrigação de repassar integralmente ou somente o valor reajustado, uma vez que estas empresas contam com liberdade de mercado para decidir quanto vão cobrar pela revenda dos seus produtos, incluindo a gasolina.

Petrobras anuncia novo aumento nos preços da gasolina

Mas na última semana, de acordo com uma pesquisa feita pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio da gasolina cobrado diretamente do consumidor final chegou a 3,966 reais por litro. Com isso o preço médio registrou a quarta alta semanal consecutiva. A pesquisa foi feita com 3.160 estabelecimentos cadastrados no Brasil inteiro.

Com estes dois aumentos autorizados pela Petrobras, os preços da gasolina nas refinarias registraram aumento de 7% somente esta semana. A estatal segue com sua nova politica de preços que prevê alterações nos preços, que podem ter cotações até mesmo diárias, com o objetivo de alinhar as vendas com o mercado internacional.

Contando com os aumentos que foram registrados desde o mês de julho deste ano, o preço da gasolina nas refinarias já subiu 25,9%.