A Pagani apresentou nesta semana um novo modelo chamado Utopia, uma homenagem ao livro de Thomas More que descreve o mundo ideal para o filósofo. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, o processo de construção do veículo foi feito a partir de uma conversa com seus clientes.

Pagani apresenta modelo Utopia com motor V12 de 864 cv

Nesta conversa, a montadora afirmou que pelo menos três conceitos acabaram aparecendo com mais frequência e se destacaram entre os anseios: "simplicidade, leveza e prazer ao dirigir".

No Utopia, o motor será um 6.0 V12 biturbo fornecido pela Mercedes-AMG, com um ângulo de 60° entre os cilindros. Entrega 864 cv a 6.000 rpm e um torque máximo de 112,2 kgfm entre 2.800 e 5.900 rpm.

No momento da compra, os clientes podem escolher entre uma transmissão automatizada de 7 marchas com trocas manuais, que a montadora afirma fazer as trocas mais rápidas possíveis para uma caixa de transmissões com engrenagens helicoidais. A outra opção é uma caixa manual de 7 marchas com pedal de embreagem. O eixo traseiro ainda conta com um diferencial eletro-mecânico.

Pagani apresenta modelo Utopia com motor V12 de 864 cv

Em relação ao design deste modelo, a montadora também acabou levando a sério este conceito de design mais minimalista, com elementos de aerodinâmica ativa mias sutis, com o foco justamente para que a carroceria deste modelo ficasse com linhas mais limpas.

Por baixo da carroceira, o Utopia usa um monocoque feito com Carbo-Titânio HP62 G2 e Carbo-Triax HP62 feitos pela Pagani. Os subframes dianteiros e traseiros são feitos com aço Cromo-Molibdênio, enquanto a carroceria é feita com o que a Pagani chama de um "novo tipo de fibra de carbono classe A" que é 38% mais rígida, mas com a mesma densidade que as versões anteriores do material. A saída quádrupla de escapamento é de titânio com um revestimento de cerâmica, pesando somente 6 quilogramas. Todos estes materiais leves ajudam o Utopia a pesar 1.280 kg.

No interior, o veículo acaba fugindo um pouco do conceito que está altamente em alta e que acaba enchendo o carro com telas. Ele conta apenas com um display posicionado entre o velocímetro e o conta-giros analoíticos. Mas o console conta com uma série de botões na parte central.

A produção do Utopia será limitada em 99 unidades, mas a companhia não divulgou os preços.