A Dacia já começou o desenvolvimento da próxima geração do Duster na Europa, com algumas informações sendo reveladas em relação as mudanças que estão sendo preparadas para o veículo. De acordo com a reportagem publicada pelo site francês L'Argus, o SUV de terceira geração manterá no catálogo versões com tração 4X4 e será híbrido.

Novo Duster terá versão 4x4 híbrida com motor elétrico na parte de trás

Não existiam certezas em relação a manutenção do sistema, já que uma série de adaptações acabaram sendo feitas nos veículos em função das regras anti-poluição europeias, que estão cada vez mais rígidas. Mas parece que a empresa decidiu apostar alto e manter a tração, uma vez que essa se tornou uma característica muito importante dentro do portfólio.

De acordo com as fontes internas que passaram as informações para os jornalistas, o Duster que está sendo desenvolvido será híbrido e equipado com dois motores: um deles será o tradicional que ficará posicionado na parte da frente do carro. Já o outro será um motor inédito para o modelo e que será instalado no eixo traseiro. Este segundo motor será o responsável por acionar as rodas em situações de baixa aderência e terrenos difíceis.

Novo Duster terá versão 4x4 híbrida com motor elétrico na parte de trás

Com todas essas mudanças, tudo indica que o modelo realmente vai ficar mais caro do que o que é vendido atualmente, mas essas mudanças acabaram sendo muito importantes para manter a versão em oferta.

Uma outra alteração no Duster que está sendo antecipada pela reportagem e a plataforma, já que a atual utilizada, chamada B0, deve ser aposentada. A base que vai ser utilizada é a arquitetura modular CMF-B, que foi criada pelo grupo Renault e que atualmente pode ser encontrada em modelos como Logan e Sandero.

Mudanças visuais importantes também devem ser feitas na nova geração da Duster, sendo que boa parte das mudanças devem acabar vindo do Bigster Concept (modelo que originará um SUV maior e posicionado no topo da gama da marca). Podemos esperar caixas de roda alargadas, para-lamas quadrados, faróis e grades integrados e perfil ainda mais off-road para o modelo.