A Nissan promoveu uma ação natalina para comemorar um importante marco alcançado para o modelo de carro elétrico Leaf: 250 mil unidades fabricadas. A montadora colocou as capacidade de carregamento do carro para iluminar uma gigantesca árvore de natal que foi montada no pátio da fábrica de Sunderland, na Inglaterra.

Nissan coloca Leaf para alimentar árvore de natal

De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, a árvore que aparece no evento tem mais de 10 metros de altura. Toda a iluminação da árvore está sendo alimentada pelas baterias que também são utilizadas para alimentar o Leaf. O modelo foi um dos primeiros carros elétricos comerciais com a capacidade de alimentar dispositivos externos.

Nissan coloca Leaf para alimentar árvore de natal

Futuro incerto

Mas, apesar da comemoração, o modelo Leaf parece estar com o seu futuro incerto. Tudo indica que o carro seja substituído por um outro modelo, mas desta vez no segmento SUV, que deve chegar ao longo dos próximos anos.

No mês de julho deste ano, a imprensa especializada internacional afirmou que a produção do carro deve chegar ao fim até o ano de 2025, mas ainda não existe uma confirmação oficial de parte da montadora.

Já no mês de outubro deste ano, o diretor europeu da NIssan, Guillaume Cartier, disse à Autocar que um substituto indireto tomará a forma de um SUV elétrico fabricado na mesma fábrica de Sunderland a partir de meados da década. Este modelo será um carro construído a partir da plataforma CMF-EV da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.

A mesma plataforma já está sendo utilizada para outro carro elétrico, chamado Ariya e também outro modelo, o Megane E-Tech. Este modelo estará inserido dentro de um projeto maior, chamado Nissan EV36Zero, que tem como principal objetivo investir 1 bilhão na fábrica inglesa para transformar a unidade no que está sendo chamado de "primeiro ecossistema de fabricação de veículos elétricos do mundo".

A Nissan ainda não teria batido o martelo se o nome Leaf vai continuar sendo mantido para o próximo carro ou se marca pretende começar uma história nova.