A Nissan antecipou a apresentação de um conceito que será mostrado presencialmente para quem visitar o Salão de Tóqio (Japão), programado para abrir suas portas no final do mês. Trata-se do Hyper Urban, um SUV que foi criado como um carro completamente elétrico e que é o primeiro de uma lista de conceitos que estão por vir, adiantando um pouco do futuro dos veículos comerciais da companhia.

Nissan apresenta conceito feito para estacionar dentro de casa

Nas palavras da própria empresa, o modelo foi criado para complementar "os gostos sofisticados dos seus usuários". Sua estrutura conta com quatro portas do tipo tesouro, abrindo para cima e para frente, além de uma carroceria bem angular. Já por dentro, uma das principais características do carro é o fato dele ser completamente modular, podendo ser atualizado tanto fisicamente como em relação ao seu software.

A ideia da Nissan é que este carro não receba apenas atualizações pontuais de software, mas sim um conjunto de atualizações robustas com o passar do tempo para conseguir manter o veículo relevante e competitivo por mais tempo. Por exemplo, o painel de instrumentos, inspirado em triângulos caleidoscópicos, pode ser fisicamente substituído por uma nova versão quando esta estiver disponível.

Nissan apresenta conceito feito para estacionar dentro de casa

O veículo pode ser configurado por dentro para oferecer uma espécie de sala de estar para os passageiros, inclusive com uma espécie de sofá para duas pessoas. Elas contam com uma tela retrátil que pode ser utilizada para assistir vídeos e filmes via streaming.

Já em relação as tecnologias, uma das principais anunciadas pela montadora é um sistema que permite com que o veículo seja estacionado dentro de um apartamento, por exemplo, inclusive para que seja utilizado como um cômodo.

Nissan apresenta conceito feito para estacionar dentro de casa

A montadora não entrou em detalhes sobre o conjunto mecânico do Urban, mas foi anunciado um Sistema de Gestão de Carregamento Inteligente, que utiliza Inteligência Artificial para escolher autonomamente quando o automóvel recebe energia da rede e quando exporta energia para um edifício, reduzindo os custos de energia no processo.