A fabricante chinesa NIO anunciou nesta semana que iniciou o processo de produção de um novo carro elétrico que trará um sistema de carregamento rápido inédito. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o carro vai conseguir ganhar 250km de autonomia com uma carga de apenas 5 minutos.

NIO começa fabricação de carro elétrico que carrega bateria em 5 minutos

O nome do carro elétrico que está sendo produzido é ET9, que será classificado como premium e que deve ser lançado especialmente para rivalizar com marcas como Porsche, BMW e Mercedes-Benz.

A plataforma que será utilizada para a construção do carro é inédita, com capacidade de 900V. Já a potência de carregamento do sistema é de 600 kW, um número sem precedentes na indústria. Mas o modelo também trará algumas outras tecnologias inéditas.

Uma das outras novidades confirmadas para este modelo é o fato dele ter o primeiro chip automotivo de cinco nanômetros do mundo e células cilíndricas de bateria de grande porte.

NIO começa fabricação de carro elétrico que carrega bateria em 5 minutos

Na parte mecânica, o ET9 também vai trazer algumas mudanças e evoluções muito interessantes. O motor traseiro do carro será síncrono de ímã permanente de 925 V W-Pin, o primeiro do mundo com produção em massa. De acordo com os números oficiais, ele entrega 340 kW de potência máxima e pesa apenas 79 kg, resultando em uma impressionante densidade de potência de 4,3 kW/kg.

Já no eixo dianteiro o modelo conta ainda com um motor de indução assíncrono de 180 kW de potência máxima. Apesar de ser um tipo de motor mais tradicional, a NIO afirma que este modelo também se destaca pela alta densidade de potência, de 2,6 kW/kg, a maior do mundo entre os motores elétricos assíncronos.

A potência total confirmada para este modelo de carro será de 520 kW, o que pode ser considerado como equivalente a 697 cavalos de potência. Com estres dados, o carro consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos.