A Lotus está desenvolvendo melhorias no sistema do seu carro elétrico, Eletre, para que ele tenhas um nível de autonomia acima de concorrentes, como os modelos lançados pela Tesla. De acordo com as informações que foram apuradas, o modelo deve ter um nível de autonomia 4. Atualmente a Tesla está com nível 2 nos seus carros.

Lotus terá carro elétrico com nível de autonomia superior à Tesla

Na teoria, este nível de autonomia significa que o carro assume todas as funções e pode, de fato, ser conduzido sozinho, sem que o motorista tenha que ficar com as mãos no volante. Mas isso é apenas em teoria, pois na prática os motoristas ainda deverão ficar com as mãos no volante para assumir, caso aconteça algum problema.

Os veículos que estão passando pelas avaliações da própria empresa conseguem dirigir por mais de 200 km em condições mistas sem qualquer tipo de intervenção humana necessária. E este número está aumentando na medida em que novos testes e novas melhorias são feitas. O objetivo final é que o carro consiga rodar 100.000 km por intervenção - efetivamente significando que nenhuma interação humana será necessária.

Lotus terá carro elétrico com nível de autonomia superior à Tesla

Todas as melhorias vão sendo disponibilizadas para o carro a partir das atualizações OTA (Over-The-Air). Por enquanto, o carro já está sendo vendido na China, mas com recursos autônomos ainda limitados quando comparado com o objetivo final da empresa. Mas, quando for lançado nos Estados Unidos, o que deve acontecer no ano que vem, ele já deve ter sistema de condução autônomo avançado.

Outro objetivo das melhorias nos sistemas que devem ser lançados para o carro é que ele tenha comportamento autônomo diferente para condutores diferentes. Isso significa que os motoristas mais lentos terão experiências autônomas mais relaxadas, enquanto os mais arrojados poderão aproveitar a aceleração rápida do Eletre com mais frequência.