A Hyundai anunciou nesta semana que está fazendo algumas alterações nas opções de veículos sendo vendidos no mercado brasileiro, e o corte da vez foi na versão HB20X, considerada como uma opção mais aventureira deste que é um dos veículos mais vendidos do Brasil.

Hyundai tira de linha HB20X das vendas no Brasil

De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, o carro está deixando de ser vendido no Brasil, em uma decisão que está diretamente relacionada com a redução dos custos de adequação do motor 1.6 Flex ao Proconve L7. Mas a decisão também pode ser estratégica, com a montadora deixando um espaço maior para o Creta.

Um indício de que a Hyundai realmente deve dar mais espaço no mercado para o Creta é o fato dela manter o Creta Action sendo vendido por aqui. Ela vai receber alguns ajustes, que não passa de uma atualização, mantendo o mesmo motor.

O HB20X tinha um pouco mais de dois anos de vendas no mercado. Ao longo do ano passado muito se especulou sobre o que poderia acontecer com o veículo. Existia até mesmo a ideia de que o carro poderia vir a ganhar um motor 1.0 turbo, para que ele realmente continuasse competitivo diante dos rivais.

Hyundai tira de linha HB20X das vendas no Brasil

Mas as questões de preço acabaram fazendo com que o modelo não se tornasse uma opção muito viável para os clientes. O HB20X Diamond, por exemplo, que era vendido com o motor 1.6 Action, era vendido por R$ 97.590 com pintura sólida, um preço que chegava muito perto do Creta Action, que custava algo em torno de R$ 102.990.

A montadora afirma que os consumidores ainda poderão adquirir as últimas unidades do HB20X que estão disponíveis nas concessionárias.