A holding Geely recentemente apresentou algumas possibilidades a partir da arquitetura SEA-M, criada com o principal objetivo de servir como base para o desenvolvimento de futuros veículos que poderão rodar por aí sem motoristas. Um dos modelos mostrados é o Zeekr, que está sendo chamado de robotáxi e que foi desenvolvido pela Waymo.

Geely apresenta sua visão para próximos veículos autônomos de passageiros

De acordo com as informações que foram divulgadas pela marca, sua plataforma poderá ser utilizada em uma grande variedade de produtos de mobilidade que ainda serão criados no futuro, incluindo robotáxis, veículos multiuso e veículos de logística de uma forma geral.

A partir dessa plataforma os designers responsáveis pela criação efetiva dos modelos de carros poderão pensar em diferentes formas de aproveitar o espaço oferecendo mais conforto para os passageiros durante suas viagens. Um dos exemplos citados é a criação de espaços que podem ser comparados com uma sala de estar.

Geely apresenta sua visão para próximos veículos autônomos de passageiros

Esse tipo de divisão pode ser feito em virtude de recursos oferecidos pela plataforma, como um interior expansivo, opções de personalização e também a possibilidade de colocação de assento aberto, bem como ausência das colunas B e um backbone elétrico/eletrônico que suporta condução autônoma me dispositivos conectados.

A empresa também afirma que a plataforma se preocupa muito com a segurança dos modelos que serão feitos a partir dela, atendendo todos os padrões cinco estrelas das principais agências e entidades de verificação.

Tudo indica que a Waymo, empresa que pertence ao mesmo grupo dono do Google, deve ser a primeira companhia a lançar um veículo autônomo com essa plataforma. Mas a Geely deve ter outros clientes, incluindo a Zeekr, que é uma submarca da Geely. Inclusive essa marca já apresentou o M-Vision Concept, um carro que também consegue explorar bastante as principais características da SEA-M.