Especial: Eleição “O Melhor do Ano 2014”

Dezembro é tempo de reconhecer os méritos de quem se destacou ao longo do ano. Para eleger os melhores automóveis em cada segmento, a sexta edição do prêmio “O Melhor do Ano” preserva uma regra peculiar. Os 35 editores de jornais e portais de todo o Brasil que publicam o conteúdo editorial automotivo “Auto Press” – e que formam o “eleitorado” da premiação – sabem que não basta votar: é preciso justificar cada voto. São justamente as opiniões dos profissionais da imprensa de todas as regiões brasileiras que fazem a diferença – e explicam porque alguns modelos arrebataram as manchetes em todo o país em 2013. São veículos que revelaram atributos para começar 2014 entre os mais expressivos nos seis gêneros: hatches, sedãs, carros familiares, picapes, utilitários esportivos/crossovers e esportivos. Afinal, ninguém é “O Melhor do Ano” por acaso.

Entre os hatches, a briga para ser “O Melhor do Ano” se concentrou entre os compactos. Ficaram para a “melhor de três” final o Hyundai HB20 – que levou o prêmio na eleição passada –, o novato Peugeot 208 e o Ford New Fiesta, que deixou de ser importado do México e agora é produzido em São Bernardo do Campo/SP – com direito a um “facelift” que lhe deu a atual “cara global” da Ford. O hatch acabou levando 63% dos votos. “Com a nacionalização, ficou mais barato e o resultado é visto nas ruas. O espaço é reduzido, mas o conjunto mecânico é eficiente e o carro é muito bonito”, opina Heitor Ornelas, editor de veículos do jornal “A Tribuna”, de Santos, no litoral paulista. “Um dos diferenciais é o cambio de dupla embreagem, na maioria das vezes encontrado apenas nos carros premium”, pontua Carlos Henrique Picarelli, diretor editor do “Jornal do Meio”, de Bragança Paulista. “O New Fiesta ‘made in Brazil’ representou uma perceptível evolução de design e motorização”, endossa Walceyr A. Almeida, diretor do “Jornal de Hoje”, de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Na briga dos sedãs, chegaram à final dois médios – o argentino Citroën C4 Lounge e mexicano Nissan Sentra – e o compacto paranaense Renault Logan. Mas o “new look” do modelo da Renault pelo jeito agradou mais – tanto que conquistou metade dos votos. “De ‘patinho feio’ da categoria a um sedã com design surpreendente, o novo Logan promete repetir o sucesso do ‘irmão de plataforma’ Sandero”, justifica Amarildo José de Assis, diretor editor do suplemento “Veículos” do jornal “Diário do Aço” e da revista “Vendocar”, de Ipatinga, na Zona da Mata mineira. “As mudanças no desenho, utilizando a mesma plataforma e estrutura da carroceria antigas, merecem elogios. A Renault percebeu que um carro mais simples não precisa ser necessariamente feio”, avalia Adalberto Vieira, o Pardal, editor do caderno “Motor” do jornal “Cruzeiro do Sul”, de Sorocaba/SP. “O Logan resolveu seu problema estético e manteve o bom custo/benefício. As revisões com preço fixo, a garantia de três anos e a ampliação da rede também devem ser levados em conta pelo consumidor”, complementa Antônio Meira Jr., editor de veículos do jornal “Correio*”, de Salvador/BA.

Em um segmento quase sem novidades, acabou surgindo um “bicampeão” da eleição. Os chamados carros familiares – monovolumes e station wagons – apresentaram poucos lançamentos esse ano. Chegaram à etapa final o Chevrolet Spin, lançado em 2012, o Honda Fit e o JAC Motors J6, que foi remodelado esse ano. Com 70% dos votos – a margem mais expressiva da eleição –, o monovolume da Chevrolet foi reeleito “O Melhor do Ano” na categoria. “Não gostei do design da Spin na primeira vez que a vi. Em uma avaliação mais demorada, descobri que o veículo tinha muitos pontos positivos. Um motor suficiente para seu tamanho, uma caixa automática de seis velocidades moderna e um amplo e generoso espaço interno. Acho que o mercado reagiu da mesma maneira, foi sendo conquistado aos poucos pelo veículo”, acredita Pardal, do “Cruzeiro do Sul”. “A proposta do Spin é ser um carro familiar, espaçoso, onde cabe a família, cachorro e malas. Não é bonito, mas tem muitos atrativos”, esclarece Luís Meneghim, diretor de redação do jornal “Notícias do Dia”, com edições nas cidades catarinenses de Florianópolis e Joinville. “Ideal para família. O conforto, a versatilidade e o generoso espaço de carga são características indispensáveis na categoria. O visual ficou bem mais interessante do que a Zafira e Meriva. Ótima substituição”, reforça Roberta Guimarães, chefe de reportagem do jornal “Correio de Uberlândia”, do Triângulo Mineiro.

Os melhores do Ano - AutopressAssim como ocorreu entre os sedãs, a categoria de picapes também apostou na máxima “tamanho não é documento”. A compacta Fiat Strada, que é a picape mais vendida do país há 13 anos, arriscou criar uma versão de três portas para a carroceria de cabine dupla. Tal ousadia bastou para deixar para trás dois finalistas de peso: a Chevrolet S10, que lidera o segmento de picapes médias desde 1995, e a sua concorrente Mitsubishi L200 Triton, que recebeu evoluções estéticas e na motorização diesel no final de novembro. A Strada carregou na caçamba 55% dos votos “A líder de mercado dos utilitários leves mostrou mais uma vez como é importante a inovação, ao incorporar uma terceira porta à carroceria”, expõe Raimundo Couto, editor de automóveis dos jornais “O Tempo”, “SuperNotícia” e “Pampulha”, de Belo Horizonte/MG. “A picape da Fiat sempre primou pela robustez e confiabilidade de sua mecânica. Com a terceira porta, aliou a tudo isso um toque de charme”, elogia Joelma Ospedal, editora-chefe do jornal “Comércio da Franca”, do interior paulista. “A Strada  surpreendeu ao oferecer uma versão com três portas, inovando naquilo que realmente interessa para esse tipo de veículo: versatilidade”, aponta Marcelo de Queiroz, diretor editor do portal “Autópolis”.

Na disputa dos utilitários esportivos e crossovers, mais uma prova de que a imprensa brasileira não se deixa levar apenas pelo tamanho ou pelo luxo na hora de escolher os modelos mais representativos do ano. Com 46% dos votos, o renovado Toyota RAV4 deixou para trás dois oponentes “premium”, que custam o quádruplo dele – os também revigorados BMW X5 e Land Rover Range Rover Sport. “A nova geração da RAV4 ficou muito mais bonita e moderna. O preço agora ficou mais competitivo”, contabiliza Amarildo, do mineiro “Diário do Aço”. “O RAV4 sempre foi um bom carro. Mas a nova geração evoluiu na mecânica, no conforto e trouxe o visual imponente que faltava”, observa Marcelo de Queiroz, do “Autópolis”. “O custo/benefício é ótimo para a categoria. O conjunto mecânico é bom e a posição de dirigir agrada. É um carro para quem busca conforto e espaço interno”, define Ciro Feitosa, editor do site Salão do Carro.

Mas a síndrome de “David contra Golias” – quando os menores superam os maiores – nem sempre prevaleceu na eleição “O Melhor do Ano”. Na categoria que reúne esportivos e conversíveis, o pequenino 500C, versão descapotável do subcompacto da Fiat, bem que tentou ultrapassar o esportivo “nato” Jaguar F-Type e a “perua temperada” Audi RS6 Avant. A station wagon de 560 cavalos da marca das quatro argolas impactou mais os votantes e arrebatou 56% dos votos. “Consegue unir como nenhum outro carro a versatilidade e conforto de um station wagon com a esportividade e dirigibilidade de um supercarro. A tecnologia utilizada pelo sistema de cilindro sob demanda garante a eficácia e a eficiência do motor”, vaticina Marcelo D'Anton R. Santos, “publisher” do portal “CarZ”. “Com o RS6 Avant, a Audi demonstra tudo que um modelo da linha RS pode proporcionar. É um produto muito importante para a imagem da marca no Brasil”, analisa Antônio Meira Jr., do diário baiano “Correio*”. “Pode não ser um esportivo nato como o Jaguar, mas anda com valentia e ainda consegue ser mais funcional”, pondera Heitor Ornelas, do matutino santista “A Tribuna”.

O Melhor do Ano 2014 - os vencedores

Melhor hatch: Ford New Fiesta 

Ford New Fiesta

Motor 1.5 – A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.499 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e duplo comando do cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial. Potência máxima – 107 cv a com gasolina a 6.500 rpm e 111 cv com etanol a 5.500 rpm. Torque máximo – 14,7/14,9 kgfm com gasolina/etanol a 4.250 rpm.
Motor 1.6 – A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.597 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas variável. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial. Potência máxima – 125 cv a com gasolina a 6.250 rpm e 130 cv com etanol a 5.500 rpm. Torque máximo – 15,8/16,2 kgfm com gasolina/etanol a 4.250 rpm.
Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,96 metros de comprimento, 1,97 m de largura, 1,46 m de altura e 2,48 m de distância entre-eixos.
Lançamento: abril/2013
Média de vendas – 1,2 mil unidades/mês
Versão S 1.5: R$ 39.890
Versão SE 1.5: R$ 42.590
Versão SE 1.6: R$ 46.340 (R$ 50.840 com transmissão Powershift)
Versão Titanium 1.6: R$ 52.340 (R$ 56.840 com transmissão Powershfit)

Melhor sedã: Renault Logan

Novo Renault Logan

Motor 1.0 – A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 999 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial. Potência máxima – 77 cv com gasolina e 80 cv com etanol a 5.750 rpm. Torque máximo – 10,2 kgfm com gasolina e 10,5 kgfm com etanol a 4.250 rpm
Motor 1.6 – A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1598 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial. Potência máxima – 98 cv com gasolina e 106 cv com etanol a 5.250 rpm. Torque máximo – 14,5 kgfm com gasolina e 15,5 kgfm com etanol a 2.850 rpm
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,35 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,53 m de altura e 2,64 m de distância entre-eixos.
Lançamento: novembro/2013
Média de vendas: 1,9 mil unidades/mês
Versão Authentique 1.0: R$ 28.990
Versão Expression 1.0: R$ 33.390
Versão Expression 1.6: R$ 39.440
Versão Dynamique 1.6: R$ 42.100

Melhor carro familiar: Chevrolet Spin

Chevrolet Spin

Motor – Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.796 cm³, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial. Potência máxima – 106/108 cv a 5.400 rpm. Torque máximo – 16,4/17,1 kgfm a 3.200 rpm.
Carroceria – Monovolume em monobloco com quatro portas e sete lugares. Com 4,36 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,66 m de altura e 2,62 m de distância entre-eixos.
Lançamento: junho/2012
Média de vendas: 3,5 mil unidades/mês
Versão LT: R$ 46.190 (cinco lugares)
Versão LTZ: R$ 55.490 (sete lugares).

Melhor picape: Fiat Strada

Novo Fiat Strada

Motor 1.4 – A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.368 cm³, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico. Potência máxima – 85 cv 86 cv a 5.750 rpm a gasolina e etanol. Torque máximo – 12,4 e 12,5 kgfm a 3.500 rpm.
Motor 1.6 – A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico. Potência máxima – 115 e 117 cv a 5.500 rpm com gasolina e etanol. Torque máximo – 16,2 e 16,8 kgfm a 4.500 rpm com gasolina e etanol.
Motor 1.8 – Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.747 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial. Potência máxima – 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol a 5.250 rpm. Torque máximo – 18,4 kgfm com gasolina e 18,9 kgfm com etanol a 4.500 rpm.
Carroceria (cabine dupla) – Picape em monobloco com duas portas e dois lugares. Com 4,43 metros de comprimento, 1,66 m de largura, 1,58 m de altura e 2,71 m de distância entre-eixos. (Picape em monobloco com três portas e quatro lugares. Com 4,47 metros de comprimento, 1,74 m de largura, 1,64 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos)
Lançamento: outubro/2013
Média de vendas: 10,4 mil unidades/mês
Versão Working 1.4 Cabine Simples: R$ 33.750.
Versão Working 1.4 Cabine Estendida: R$ 36.870.
Versão Working 1.4 Cabine Dupla: R$ 42.330.
Versão Trekking 1.6: R$ 48.360.
Versão Adventure 1.8: R$ 49.480.
Versão Adventure 1.8 Cabine Dupla: R$ 54.360.

Melhor utlitário esportivo/crossover: Toyota RAV4

Novo Toyota RAV4

Motor 2.0 – Gasolina, dianteiro, transversal, 1.987 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e duplo comando variável de válvulas. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial. Potência máxima – 145 cv a 6.200 rpm. Torque máximo – 19,1 kgfm a 3.600 rpm.
Motor 2.5 – Gasolina, dianteiro, transversal, 2.494 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e duplo comando variável de válvulas. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial. Potência máxima – 179 cv a 6 mil rpm. Torque máximo – 23,8 kgfm a 4.100 rpm.
Carroceria – Utilitário esportivo em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,57 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,72 m de altura e 2,66 m de distância entre-eixos.
Lançamento: maio/2013
Média de vendas: 350 unidades/mês
Versão 2.0 4X2: R$ 99.900
Versão 2.0 4X4: R$ 115.500
Versão 2.5 4X4: R$ 126.900

Melhor esportivo: Audi RS6 Avant

Audi RS6 Avant

Motor – A gasolina, dianteiro, longitudinal, 3.993 cm³, com oito cilindros em V, biturbo, quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas variável. Acelerador eletrônico e injeção direta de combustível. Potência máxima – 560 cv entre 5.700 e 6.600 rpm. Torque máximo – 71,3 kgfm entre 1.750 e 5.500 rpm.
Carroceria – Station wagon em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Com 4,97 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,43 m de altura e 2,91 m de entre-eixos.
Lançamento: outubro/2013
Média de vendas: 2 unidades/mês (estimado)
Preço: R$ 556 mil


Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira e Eduardo Rocha (Auto Press)
Fotos: Logomarca do prêmio, foto das grades dos seis modelos vencedores e foto do troféu: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias - foto do Ford New Fiesta: Luiza Dantas/Carta Z Notícias, foto do Renault Logan: Eduardo Rocha/Carta Z Notícias, foto do Chevrolet Spin: Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias, foto do Fiat Strada: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Carta Z Notícias, foto do Toyota RAV4: Eduardo Rocha/Carta Z Notícias, foto do Audi RS6 Avant: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Carta Z Notícias