O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, confirmou nesta semana que vai aumentar o incentivo para os donos de veículos eletrificados, tanto os 100% elétricos quanto também aqueles que contam com sistema híbrido. Além disso, também entram neste segmento de desconto os modelos que são movidos a hidrogênio.

Carros elétricos e híbridos terão desconto maior no IPVA em São Paulo

Pela nova regra que foi anunciada pela prefeitura de São Paulo, a cidade abre mão de metade do total do IPVA que seria cobrado nos modelos eletrificados, sendo a parte que acaba indo parar nos cofres do município. A outra metade do valor do IPVA, de acordo com a legislação atual, vai para os cofres do estado.

Atualmente já estava vigorando um desconto para os veículos eletrificados emplacados na cidade de São Paulo, sendo que essa foi uma regra aprovada no ano de 2014. Mas agora houve um aumento no desconto.

“A prefeitura de São Paulo está abrindo mão de sua cota do IPVA para veículos elétricos. Pessoas que adquirirem veículos elétricos na cidade de São Paulo, e que os emplacarem aqui, terão direito ao desconto da parte que caberia ao município”, disse Nunes, na abertura do 30º Congresso e Expo Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Carros elétricos e híbridos terão desconto maior no IPVA em São Paulo

Outra mudança é que anteriormente o desconto era aplicado somente nos veículos que custavam até R$ 150 mil. Agora, não existe limite de valor dos veículos elétricos. Ainda de acordo com a prefeitura, a de acordo com a nova regra, os cidadãos proprietários de carros eletrificados serão restituídos até o limite de R$ 3.300.

O prefeito também afirmou que isso faz parte de uma série de medidas que tem como objetivo incentivar o uso de veículos de energia limpa no transporte público da capital. Nesse caso, o destaque é a meta de substituir a partir de 2024 ao menos 30% da frota de ônibus a diesel por ônibus elétricos.