A BYD anunciou confirmou nesta semana que vai produzir em solo nacional o seu modelo Yuan Plus. Com isso, serão três os carros que serão fabricados por na planta instalada na cidade de Camaçari, na Bahia, junto com o Dolphin e com o Song Plus. A montagem deve começar logo no início da operação da unidade, que está prevista para acontecer a partir do final do ano de 2024.

BYD confirma produção de Yuan Plus no Brasil

A informação foi dada por Alexandre Baldy, porta-voz da BYD no Brasil, durante a abertura de uma nova concessionária em São Paulo. Com essa nova adição, a empresa deve atingir a meta que foi estipulada pela própria empresa quando ela se instalou no país para produzir 150 mil veículos por ano na 1ª fase da fábrica na Bahia.

Atualmente o Yuan Plus já pode ser adquirido no Brasil, sendo importado em versão única custando R$ 269.900, mas com um desconto que pode deixar o carro um pouco mais barato, custando a partir de 229.800.

Este modelo é um dos primeiros criados pela empresa a partir da plataforma e-Platform 3.0 feita especialmente para elétricos, usada também pelo Dolphin. Suas configurações mecânicas oferecem motor de 150 kW (204 cv) e 31,6 kgfm de torque, capaz de levar o carro de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. São 294 km de autonomia, segundo o padrão de testes do Inmetro.

BYD confirma produção de Yuan Plus no Brasil

Atualmente a fábrica onde os carros da BYD serão produzidos nacionalmente está passando por uma reconstrução. A empresa acabou assumindo o controle da unidade que já pertenceu a Ford na cidade de Camaçari.

O governo local fez uma negociação com a fabricante norte-americana, inclusive realizando um pagamento para receber o terreno de volta e poder cedê-lo à BYD. O evento de ontem marcou o lançamento da pedra fundamental da reconstrução. Mesmo com o reaproveitamento de instalações, o investimento que deverá ser feito para que a planta volte a produzir é de R$ 3 bilhões.